Centro Dom Bosco inicia qualificação de mais 260 pessoas na cidade

O Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco iniciou na última semana, a segunda turma dos cursos de capacitação profissional para preparação de mão de obra para o mercado de trabalho local. São mais 260 pessoas que estão participando dos cursos de Cabeleireiro, Secretariado Básico e Manicura e Pedicura nos horários matutino, vespertino e noturno.

 

As aulas estão acontecendo no Centro Dom Bosco e também no Centro de Referência de Assistência Social II, da Nova Corumbá, como parte de uma estratégia adotada pela Prefeitura Municipal, de descentralização, para levar os mais diferentes cursos profissionalizantes para mais próximo da comunidade.

 

O curso de Secretariado Básico, nesta segunda etapa, foi o mais procurado. Somente no Centro Dom Bosco são duas turmas, um no período noturno, com 40 alunos, e outro no vespertino, com 45. Outras duas turmas estão sendo capacitadas no CRAS II, ambas no período matutino.

 

Cabeleireiro também foi outro curso bastante procurado e está com duas turmas no Centro Dom Bosco. Um é o período vespertino, com 36 alunos, e o segundo no noturno, com 39 inscritos. Já o curso de Manicura e Pedicura está com uma turma, no período noturno, com 30 pessoas.

 

O curso de Secretariado Básico conta com uma carga de 72 horas/aula e vai até o dia 16 de junho no Dom Bosco e 28 de junho no CRAS II. Já o curso de Cabeleireiro conta com uma carga de 132 horas/aula e se estende até 28 de junho, mesmo período do curso de Manicura e Pedicura, mas com carga diferente, 129 horas/aula.

 

Outros cursos

 

Para este mês de maio, outros cursos estão programados pelo Centro de Qualificação, instituição mantida pela Prefeitura em parceria com a Missão Salesiana, sob coordenação da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

 

No Assentamento São Gabriel está previsto o curso de Panificação Caseira, enquanto no Presídio Feminino, está programada oficina de Manicura e Pedicura.

 

O gerente de Trabalho e Qualificação Profissional, Dílson Antonio Morais da Fonseca, explica que o centro tem se tornado um ponto de referência na qualidade da qualificação profissional. “Temos comprovado isso pela busca constante de pessoas capacitadas aqui, para trabalhar em empresas locais”, ressalta. Conforme ele, as maiores procuras são por profissionais nas áreas de solda e montagem e manicura e pedicura. “Isso só reforça a qualidade dos cursos oferecidos pela instituição”, complementa.

Skip to content