Educação é amplamente debatida durante pré-conferência na cidade

A Prefeitura de Corumbá realizou na noite de segunda-feira, 20, a II pré-Conferência Intermunicipal de Educação, que envolveu diferentes segmentos de ensino e entidades representativas do setor. O evento, realizado no auditório da Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e ao Idoso (DAIJI), reuniu mais de 220 pessoas entre professores, trabalhadores, gestores, pais e estudantes, e contou com uma palestra do deputado estadual Pedro Kemp.

 

A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, fez a abertura do evento. Ela representou o prefeito Paulo Duarte.

 

Discutindo os sete eixos do documento-referência da CONAE 2014, o palestrante da noite, Pedro Kemp permeou sobre os temas “Plano Nacional da Educação”, “Educação e Diversidade”, “Educação e Trabalho de Desenvolvimento Sustentável”, “Qualidade da Educação, “Gestão Democrática”, “Valorização do Professor” e o “Financiamento da Educação”“.

 

O deputado destacou os direitos conquistados historicamente pela categoria, falou sobre a lei do piso nacional e o cumprimento da hora atividade. “Foi um avanço fundamental a valorização desses profissionais”, disse. “O professor precisa ter pelo menos um terço de sua jornada destinada para o planejamento de aulas e correção de provas, evitando assim que o educador faça isso no final de semana, à noite ou no feriado, como normalmente acontece”, declarou Pedro Kemp.

 

Sobre o tema “Gestão Democrática”, Pedro falou sobre a necessidade de garantir que todos que ingressam na escola tenham condições de nela permanecer. “Hoje, temos 97,5% de crianças matriculadas no país. Mas o que falar sobre os outros 2,5%, quem são?”, questionou Kemp lembrando que a democratização da educação se faz com acesso e permanência de todos no processo educativo. “São aspectos fundamentais de democratização e direito à educação”, completou.

 

Conferência

 

Marcada para os próximos dias 14 e 15 de junho, a Conferência Intermunicipal reunirá 260 delegados de Municípios. O evento será responsável pela elaboração de um documento de referência com as definições da região de Corumbá e Ladário.

Skip to content