Etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades começa na sexta-feira

A 5ª Conferência Municipal de Cidade de Corumbá acontece nos dias 10 e 11 de maio, no Centro de Convenções do Pantanal. O evento será presidido pela diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini. O assessor executivo Raul Delgado é o coordenador geral.

O desenvolvimento das ações será a partir do tema “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já” e terá como lema “Implementação dos Planos Diretores, Fortalecimento do Desenvolvimento Urbano Regional”, seguindo as diretrizes propostas pelo Ministério das Cidades.

5ª Conferência Municipal da Cidade será composta por aproximadamente 382 participantes, distribuídos da seguinte forma: 22 delegados natos indicados pelas Entidades e Órgãos para compor a Comissão Preparatória Municipal; 150 delegados de órgãos e entidades dos segmentos envolvidos na política de desenvolvimento urbano; 200 participantes da comunidade local; e 10 Observadores.

Após os trabalhos, serão eleitos 19 delegados para a etapa Estadual da Conferência, sendo quatro representantes do Poder Público Municipal; um do Federal; um do Estadual; cinco dos Movimentos Sociais e Populares; dois de Entidades de Trabalhadores; dois das Entidades Empresariais; dois das Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa; e dois de ONGs.

Os interessados ainda podem se inscrever na Conferência. Para isso basta fazer o download da ficha de inscrição no site da Prefeitura (www.corumba.ms.gov.br) e preencher corretamente as informações solicitadas. O arquivo, em word, deve ser encaminhado para o e-mail: raul.delgado@corumba.ms.gov.br.

Os participantes também podem se inscrever presencialmente na Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, localizada na Prefeitura de Corumbá, na rua Gabriel Vandoni de Barros, s/n. O número de vagas é limitado.

A abertura do evento será na próxima sexta-feira, dia 10, às 19 horas, no Centro de Convenções do Pantanal. No dia seguinte, a partir das 07 horas, acontecem os trabalhos em grupo, votação das propostas e eleição dos delegados, que participarão das próximas etapas estadual e nacional.

A fase Estadual deve ocorrer de 1º de julho a 28 de setembro. Já a etapa nacional está marcada para novembro. Durante as duas primeiras fases, serão definidas as diretrizes a serem debatidas na Conferência Nacional. O material vai subsidiar os debates da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e as prioridades de atuação do Ministério das Cidades.

Skip to content