Em Corumbá, o contribuinte que pagar op seu Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2013 à vista até hoje, quarta-feira, 15 de maio, será beneficiado com um desconto de 30%, um dos maiores do Brasil. Além disso, terá a oportunidade de concorrer a um sorteio de prêmios previsto para o dia 24 de maio. A medida adotada pelo prefeito Paulo Duarte é uma forma de beneficiar aquelas pessoas que estão com seus tributos em dia com a Fazenda Pública Municipal.
Quem ainda não recebeu o carnê do IPTU 2013 em casa ou não tem acesso à rede de Internet, pode retirar seu documento na Gerência de Administração Tributária (GAT), na Rua Frei Mariano, 650, para efetuar pagamento nas agências bancárias (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), ou mesmo nas casas lotéricas, no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAT) da Rua Frei Mariano, 697, bem como no Paço Municipal.
Pagando nesta quarta-feira, além do desconto de 30%, o contribuinte participará do sorteio de um televisor LED de 55” (1º); dois computadores notebooks (2º e 3º), e três televisores LCD de 32” (do 4º ao 6º prêmio).
Já quem optar pelo parcelamento, a primeira vence também nesta quarta. Neste caso, mantendo o imposto em dia, participará do segundo sorteio previsto para 16 de dezembro, quando serão entregues um automóvel 1.0, zero quilômetro, como primeiro prêmio; dois computadores notebooks, segundo e terceiro prêmios, além de três televisores LCD de 32” (do 4º ao 6º prêmio).
Obras
Ontem, o prefeito reuniu a imprensa corumbaense e anunciou a destinação dos recursos arrecadados com o Imposto Predial e Territorial Urbano do exercício de 2013 em Corumbá.
De acordo com o chefe do executivo, a prefeitura aplicará esse montante na obra de recuperação e revitalização da entrada da cidade com sinalização no portal da cidade, na contratação de oito médicos para a rede municipal de saúde, de 69 estagiários para as unidades básicas de saúde, na revitalização da rodoviária de Corumbá, nas obras do Centro de Convenções, obras de drenagem no bairro Cravo III, reparo na infraestrutura elétrica das salas de aula para a instalação de aparelhos de ar condicionado, kit escolar, e limpeza e pintura de vias públicas.
“Estamos revelando o que será feito com esse imposto, antes de mais nada, por respeito à população e ao contribuinte. Além disso, o povo poderá fiscalizar e cobrar a administração. Por isso estamos convocando a população a pagar o IPTU, assim será possível devolver, com rapidez, esse dinheiro em forma de benefício aos munícipes”, disse o prefeito, que tem buscado também recursos federais para obras que trarão progresso e desenvolvimento à Corumbá.
“Temos buscado a parceria com o Governo Federal, mas não estamos esperando somente verbas de Brasília. A prefeitura está investindo recursos próprios em muitas melhorias para a nossa cidade, até como contrapartidas para esses recursos federais”, acrescentou.
O prefeito Paulo Duarte salientou ainda que sua administração será marcada também pela justiça fiscal. E exemplificou com as condições de pagamento do IPTU 2013, cuja alíquota sofreu correção de 5,78% em relação ao ano passado (abaixo da inflação 2012, que foi de 5,84%).