O prefeito Paulo Duarte manteve uma audiência com o diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Luciano Meneses Evaristo, na manhã desta terça-feira, 07, em Brasília, e solicitou ampliação do quadro de brigadistas e a aquisição de aeronave apropriada para combater incêndios florestais na região do Pantanal de Corumbá.
A audiência, viabilizada pelo senador Delcídio do Amaral, foi considerada pelo prefeito como “extremamente positiva”. No encontro, conforme ele, foram tratados assuntos referentes ao meio ambiente que afetam a região de Corumbá.
“Um deles foi com relação às queimadas no Pantanal. Desde o ano passado, quando vivemos uma situação insustentável com as queimadas indiscriminadas na região pantaneira, venho, junto com o senador, buscando alternativas para reduzir as ocorrências, desde o aumento no número de brigadistas até a aquisição de aeronaves de combate aos incêndios”, explicou o prefeito.
Paulo deixou evidenciado que a redução dos focos de queimadas no Pantanal corumbaense passa também por um reforço do trabalho preventivo. Ele prega maior conscientização, de uma forma geral, quanto a importância de se evitar as queimadas, “tanto para o ser humano, quanto para o meio ambiente”.
O prefeito afirmou que, no encontro com Luciano Meneses, outro assunto abordado foi com relação ao fortalecimento do papel da Fundação de Meio Ambiente de Corumbá, visando a qualificação de funcionários para que possam atuar de forma mais efetiva no licenciamento ambiental.
“Lembramos ao diretor do Ibama que ainda falta uma fase para concluir a limpeza da orla, no Porto Geral, que é a retirada do material orgânico depositado ao longo de décadas no canal. Para realizar essa limpeza é preciso que o Ibama conceda ao município uma licença ambiental”, reivindicou.
No encontro, Paulo reivindicou também a possibilidade da liberação de equipamentos apreendidos que podem reforçar a frota do município em atendimento ao homem do campo. “Solicitamos que o Ibama estude esta possibilidade de repassar maquinário, como tratores, para a Prefeitura, para que possamos utilizar esses veículos no atendimento à zona rural, em especial nos assentamentos existentes na cidade”, completou.