Professores participam de formação para atender alunos especiais

A Prefeitura de Corumbá deu início na manhã desta quinta-feira, 09, a uma formação continuada que busca qualidade e eficiência do processo de inclusão escolar para os alunos surdos. A atividade aconteceu no Centro Multiprofissional de Apoio ao Desenvolvimento Infanto Juvenil/CMADIJ, unidade anexa à Escola Municipal Padre Ernesto Sassida (CAIC). A formação acontece todas às quintas-feiras pela manhã, com dois encontros mensais no período matutino.

 

Desenvolvido pela Secretaria de Educação, o programa esta permitindo uma ampla discussão, por parte dos professores, como forma de melhorar o atendimento de alunos surdos. “A exposição ao português e a modalidade de ensino convencional, pode se tornar uma barreira para a criança com deficiência auditiva”, explicou a técnica do CMADIJ, Lineise Auxiliadora que defende uma maneira especializada de receber e acolher adequadamente as crianças portadoras de necessidades especiais.

 

Ainda segundo ela, a formação favorece o desenvolvimento psicoeducacional de alunos surdos. “Vamos contribuir para a promoção da qualidade e eficiência educacional do processo de inclusão escolar de alunos surdos, favorecendo com isso uma inclusão social mais participativa, autônoma e democrática deles”, observou Lineise.

 

A psicóloga e psicopedagoga Sabah Robban comemorou a oportunidade de formar professores para atuar no atendimento educacional especializado. “Vamos ensinar como esses profissionais devem lidar com os alunos no dia a dia, mostrando que trabalhar com surdo não é difícil”, destacou Sabah que acrescenta que o aprendizado em libras só se torna efetivo com a convivência com a comunidade surda.

Skip to content