Reuniões setoriais para conferência da cultura começam na segunda

A Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura, realiza nos dias 21 e 22 de junho a Conferência Intermunicipal de Cultura, com participação dos municípios de Ladário, Aquidauana, Anastácio, Miranda e Rio Verde. Os preparativos para este evento começam na segunda-feira, 03 de junho, com início das reuniões setoriais da cultura que permitirão aprofundar os debates em torno da conferência.

 

Para a diretora-presidente da Fundação de Cultura, vice-prefeita Márcia Rolon, a realização da conferência em Corumbá marca o fortalecimento de uma ‘rota cultural’. “Com isso vamos fortalecer ainda mais o setor, com o intuito de chamar a classe cultural (artistas, produtores e gestores), para participar e aprofundar nas discussões sobre as políticas culturais”, disse.

 

Márcio confirmou o início das reuniões setoriais para segunda. As reuniões serão divididas por área de atuação e interesse. “Estão todos convidados a participar, agentes governamentais e principalmente os não-governamentais, até mesmo de áreas afins”, disse.

 

As reuniões contarão com as presenças de servidores da Fundação de Cultura de Corumbá e membros do Conselho Municipal de Cultura. Terá como foco principal a apresentação da dinâmica da Conferência Intermunicipal que seguirá a base da Conferência Nacional. Além disso, permitira avançar nas políticas culturais de Corumbá para os próximos anos, seguindo o próprio Plano Municipal de Cultura, que entrou em vigor no início deste ano, com a publicação da Lei 2.294, de 07 de janeiro de 2013.

 

“Além disso, as reuniões também servirão de base para a atualização de dados dos agentes culturais existentes na Fundação de Cultura, como um mapeamento no sentido de atualizar os contatos pessoais que, hoje, estão desatualizados, dificultando o canal de comunicação entre o órgão gestor e as classes culturais”, explicou Márcia Rolon.

 

A programação das reuniões será aberta na segunda, dia 03 de junho, com representantes das Artes Cênicas (teatro e circo): as 10 horas, e às 15 horas com os gestores e produtores culturais, poetas, escritores e acervos (MUHPAN, Centro de Referências, Bibliotecas); no dia 04, às 16 horas, com representantes das artes visuais e artesanato, e às 19 horas, com capoeiristas.

 

No dia 05, a reunião será com segmento da dança, às 16 horas, e com representantes das Ligas das Escolas de Samba e dos Blocos Oficiais, e da União dos Cordões, às 18 horas; no dia 06, com a comunidade afro e indígena, às 15 horas, e com segmento da música às 18h30, e no dia 07, com segmentos dos festejos populares (festeiros de São João, São Pedro, cururueiros, etc.), às 18 horas.

 

As reuniões serão realizadas no auditório do Museu de História do Pantanal, exceto o que reunirá o segmento da música que está marcado para auditório do Moinho Cultural. 

Skip to content