Segundo módulo do Negócio Legal atende microempreendedor na cidade

Realizado esta semana em Corumbá, o segundo módulo do programa Negócio Legal, voltado ao Microempreendedor Individual (MEI), como forma de tirá-los da informalidade, garantindo acesso a uma série de benefícios como aposentadoria, auxílio doença e auxílio maternidade. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Industria e Comércio, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá e apoio do Sebrae/MS.

 

O módulo foi realizado no auditório da Associação Comercial e tratou de temas relacionados a questões financeiras com foco na atuação do Microempreendedor Individual. A primeira palestra foi ministrada pelo economista e gerente de Fomento e Produção Industrial da secretaria, Raul Asseff Castelão, sobre os temas “Planejamento Financeiro” e “Noções do Simples Nacional”.

 

A segunda palestra foi sobre “Linhas de Crédito”, ministrada por Mário Bertoni Napoli Filho, representante da Caixa Econômica Federal, com a participação do Gerente Geral da Caixa na cidade, Edmound Domingos Mali Nasr. A terceira palestra tratou do “Micro Crédito Produtivo” e esteve a cargo de Diogo Pelissaro, Gerente do SICRED em Corumbá.

 

O secretário Pedro Paulo Marinho comentou que as três palestras foram importantes para os microempreendedores esclarecerem dúvidas referentes a financiamentos, emissão e antecipação de boletos e cartões corporativos, “com o intuito de alavancar a situação financeira de seus empreendimentos”.

 

Além das palestras, os microempreendedores contaram com o atendimento individualizado realizado por uma Auditora de Tributos do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da Prefeitura, podendo desta forma, solucionar problemas relacionados à obtenção e renovação de alvarás.

 

Terceiro módulo

 

Pedro Paulo adiantou que o terceiro módulo do programa será realizado na próxima quinta-feira, 23 de maio, e vai tratar de temas relacionados a “Segurança do Trabalho”, “Marketing”, “Vendas” e “Qualidade no Atendimento”.

 

“Esta é uma forma que a prefeitura encontrou de ficar mais próxima dos microempreendedores, conhecer a realidade de cada um, a fim de impulsionar o crescimento e o fortalecimento desta classe, para que nos próximos anos, muitos se transformem em  Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte, promovendo o desenvolvimento econômico e social do Município, com a geração de emprego e renda”, assinalou Pedro Paulo Marinho de Barros.

Skip to content