Servidores da área de recursos humanos de cada secretaria, fundação e agência municipal ligadas à Prefeitura de Corumbá, participaram de uma capacitação sobre “Gestão de Rh na Administração Pública”, ministrada pela consultora administrativa Maria da Glória Nogueira.
A capacitação teve como objetivo preparar os servidores para melhorar os serviços prestados em suas respectivas pastas. “Estamos descentralizando o atendimento. Para que isto se proceda, temos que esclarecer dúvidas fáceis como aposentadoria, férias, adicional, direitos e deveres do servidor”, disse Maria da Glória, observando que a proposta é ter equipes capacitadas para este tipo de atendimento, sem necessidade de buscar o setor de recursos humanos da Prefeitura, por meio de protocolo, para “resolver coisas simples”.
Segundo o secretário de Gestão Pública, Luiz Henrique Maia de Paula, a capacitação segue a linha de pensamento do prefeito Paulo Duarte que prega a descentralização dos serviços na prefeitura. “É um projeto para que cada servidor tenha um atendimento mais rápido e mais humanizado. Temos cerca de 3.500 servidores que precisam de um atendimento no RH. Para agilizar os serviços, estamos multiplicando as informações nas secretarias, fundações e agências, para que elas possam fazer uma triagem e realizar atendimentos mais simples, para posterior encaminhando à pasta responsável”, explicou.
O secretário cita que, com a descentralização, o setor de recursos humanos terá como se dedicar mais a serviços como processamento de folha de pagamento, cadastro profissional, licitações, contratos.
Explicou que o recadastramento dos servidores foi o primeiro caminho para a descentralização. “Coletamos os dados para conhecer melhor o servidor. Vamos fazer novamente este cadastramento em 2014 para sabermos se os funcionários estão se qualificando como deve, já pensando no plano de carreira. Essa é uma maneira de valorizar ainda mais os nossos servidores”, concluiu Luiz Henrique.