Na semana do Meio Ambiente, alunos das escolas Cyríaco Félix de Toledo, Cenic e Santa Tereza se uniram por uma importante causa: “transformar Corumbá referência também em preservação ambiental”. Na manhã desta quinta-feira, 06, eles caminharam juntos pelas principais ruas do centro, conscientizando a população sobre a importância de colaborarem com a coleta seletiva na cidade, lançada ontem à noite pelo prefeito Paulo Duarte.
Com camiseta e boné da campanha, os estudantes distribuíram panfletos informativos, explicando a importância da ação. “Com pequenas atitudes, podemos mudar o cenário em que vivemos”, observou Bruna Alves Silva Santos, aluna do 9º ano da Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo.
Demonstrando conhecer bem a campanha de conscientização, a aluna Karina de Oliveira Lopes, do 8º ano do Colégio Cenic, disse que não vai encontrar dificuldade em colocar em prática tudo que aprendeu sobre preservação ambiental. “Na cidade que eu morava, Itabira (Minas Gerais) tinha coleta seletiva. Eu e meus pais sempre separávamos nosso lixo seco”, contou a menina. “Essa é a maneira mais saudável de conservar o meio ambiente”.
A presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Luciene Deová, comandou a ação na manhã desta quinta e falou sobre a importância de começar pelas crianças, a conscientização ambiental. “Elas são ótimas disseminadoras de informações”, declarou. “Tudo que eles aprendem em sala de aula, repassam aos familiares e fiscalizam ao mesmo tempo, pois sabem muito bem dar o recado”, completou.
Ao descerem pela rua Frei Mariano, os alunos, juntamente com os mascotes da campanha, contagiavam a todos com a alegria. “Está tudo muito lindo”, disse o aposentado Elias Lopes dos Santos, morador do bairro Maria Leite. “Aguardo ansioso para a coleta seletiva chegar ao local onde moro”, declarou.
Coleta Seletiva
A Coleta Seletiva visa recolher o lixo residencial reciclável, o chamado “lixo seco” que inclui muitos itens que podem ser reutilizados, reaproveitados ou processados na reciclagem.
A coleta será feita por um caminhão especialmente adaptado, duas vezes por semana. Em um primeiro momento, a ação acontece no centro da cidade e nos bairros Dom Bosco, Universitário e parte do Arthur Marinho. Os moradores dessas regiões precisam somente colocar o lixo reciclável na calçada, respeitando sempre os dias e o horário da coleta seletiva. O caminhão passará por esses locais às terças e quintas-feiras, a partir das 18h30.
Duas associações de catadores, a Vale da Esperança e Preservadores do Meio Ambiente, farão a triagem e separação do lixo seco, atividade que irá gerar renda e beneficiar cerca de 30 famílias. A previsão é de uma coleta de 10 toneladas de materiais recicláveis por mês, que serão doados aos catadores.
O trabalho de divulgação do projeto está sendo realizado por educadores ambientais da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, agentes comunitários e agentes de saúde, em escolas e bairros por meio de panfletagens e palestras.
Na segunda etapa do projeto, serão instalados vários Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), locais onde qualquer pessoa pode depositar o material reciclável, independentemente dos dias, horários e locais da coleta feita pelo caminhão.