Corumbá abre nesta sexta-feira, 21, a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, evento incluído na programação do Arraial do Banho de São João. O evento está marcado para a partir das 13 horas no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, com cadastramento dos participantes. A solenidade de abertura será as 14 horas.
A Conferência contará com as participações de artistas, agentes e produtores, grupos e entidades culturais, pontos de cultura, professores e estudantes, representações de movimentos relacionados à promoção da cultura, do patrimônio material e imaterial, da paz, da juventude, do meio ambiente, do turismo, da educação, da assistência e do desenvolvimento social, comunidades étnicas e nativas, bem como pessoas interessadas em contribuir com o processo de formulação e implementação de políticas culturais, representantes não só de Corumbá, mas também das cidades de Aquidauana, Anastácio, Ladário, Miranda e Rio Verde de Mato Grosso.
Serão dois dias de trabalho que permitirão verificar a produção cultural dos Municípios, discutir suas singularidades, potenciais culturais e necessidades, bem como estabelecer prioridades e metas para o futuro, além de criar diretrizes pertinentes à demanda local, para encaminhamento à III Conferência Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul, bem como à III Conferência Nacional de Cultura.
A Conferência Intermunicipal terá como foco o tema geral norteador da 3ª Conferência Nacional de Cultura, “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”. As discussões serão divididas em quatro eixos: implementação do sistema nacional de cultura; cidadania e direitos culturais; produção simbólica e diversidade cultural; e cultura e desenvolvimento.
Programação
A I Conferência Intermunicipal de Cultura da Região do Pantanal começa às 13 horas do dia 21, com o cadastramento no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez. A abertura está prevista para às 14 horas, quando haverá explanações dos representantes de todos os municípios participantes. Em seguida, acontecem as palestras sobre Sistema Nacional de Cultural – Cidadania e direitos culturais e Produção simbólica e diversidade cultural – Cultura e desenvolvimento.
No sábado, dia 22, a Elaboração de Propostas dos Grupos de Trabalho começa às 7h30 e vai até as 12 horas, novamente no Centro de Convenções. A partir das 14 horas, acontece a Plenária Final, com a elaboração e votação do documento final da Conferência e eleição dos delegados para a etapa estadual.