Fundação vai certificar festeiros cadastrados do Banho de São João

A Fundação de Cultura da Prefeitura Municipal está realizando visita aos festeiros cadastrados do Arraial do Banho de São João para verificar registros visando certificação dos mesmos como agentes de preservação cultural de salvaguarda da festa, uma das mais tradicionais de Corumbá.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, o trabalho começou na semana passada e, até o momento, já foram visitados 60% dos cadastrados. “A maior dificuldade que estamos encontrando é a falta de numeração. Mesmo assim, a grande maioria dos 86 cadastrados já recebeu a visita”, informou.

O trabalho consiste em analise de fotos antigas, recortes de jornais ou algum documento que comprove a realização da festa a mais de cinco anos. “Precisamos acompanhar esse desenvolvimento dos festeiros. Por isso estamos verificando esses documentos para que eles possam ser certificados como agentes de preservação cultural do município, e assim ajudar na preservação da tradição do Arraial do Banho de São João”, explicou.

A Fundação vai concluir as visitas ainda esta semana e já marcou para terça-feira, 11, ás 18h no Auditório MUHPAN a entrega dos certificados, durante a reunião setorial de Festejos Populares.

Skip to content