Projeto Cuidar: “melhora na saúde deve começar pela porta de entrada”

“A saúde só vai melhorar quando a mudança começar pela porta de entrada”. Com essa frase simbólica, diante de uma plateia de 68 universitárias dos segundos e terceiros anos dos cursos de Enfermagem, Assistência Social e Administração, o prefeito Paulo Duarte deu início ao Projeto Cuidar.

 

O projeto, desenvolvido pela prefeitura juntamente com a Secretaria de Saúde de Corumbá, tem a missão de aprimorar o atendimento aos usuários e pacientes de toda a rede de saúde municipal já na porta de entrada dos estabelecimentos e essas universitárias (a grande maioria do sexo feminino) serão as responsáveis por esse acolhimento qualificado. Ao todo serão duas atendentes por unidade de atendimento.

 

“Reconheço que o problema da saúde existe, apesar de ser este um problema nacional. Mas ninguém muda se não tiver a coragem de enfrentar os desafios. E vocês nos ajudarão não apenas a formular um diagnóstico mais preciso da situação, mas naquilo que há de mais estratégico em qualquer serviço, que é o atendimento”, disse o prefeito. “Na saúde, então, o atendimento é fundamental! Vocês atenderão as pessoas em seu momento de maior fragilidade e vulnerabilidade”, advertiu.

 

O prefeito aproveitou a ocasião para defender um tratamento isonômico e profissional à gestão da saúde, área invariavelmente transformada em palanque político em administrações diversas. “A única política que será discutida na saúde de Corumbá é a política da saúde. Por isso, peço para que todas vocês vistam a camisa da saúde pública”.

 

A secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, destacou o pioneirismo da ação, por ser a primeira do tipo no estado do Mato Grosso do Sul implantada em toda a rede de saúde municipal. E falou sobre a importância das estagiárias do Projeto Cuidar. “Vocês serão os monitores da qualidade da rede de saúde e contarão conosco sempre, faremos um acompanhamento rigoroso de toda essa equipe para que ninguém fique perdido na unidade de saúde”, disse.

 

“Humanizar é preciso, mas antes de tudo temos de aprender a lidar com a dor do outro. Lidar com a saúde é lidar com a dor do outro, o que é muito difícil, é um sacerdócio. Mas juntos vamos fazer da saúde de Corumbá uma saúde de respeito e de dignidade”, concluiu Dinaci.

 

A cerimônia de lançamento do projeto Cuidar contou também com a presença da vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon; da primeira-dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini; e da Chefe de Gabinete, Jô Simão.

 

Capacitação

 

Durante esta semana, os 68 estagiários receberão muita informação técnica e capacitação sobre o sistema de saúde de Corumbá e o Sistema Único de Saúde (SUS), toda a parte operacional, o fluxo sistêmico da rede, a estratégia de saúde da família, de saúde bucal, onde e como são realizados os exames, como funcionam os encaminhamentos, qual a função e missão da vigilância sanitária, do centro de controle de zoonoses (CCZ) e demais áreas da Saúde.

 

Serão duas estagiárias por unidade de saúde e o contrato de trabalho é de um ano, podendo ser renovado por mais tempo. Elas receberão um salário mínimo e, além do primeiro atendimento ao usuário da rede municipal, terão de realizar relatórios semanais com toda a demanda das unidades, o que auxiliará a Secretaria a ajustar a oferta de cada unidade à procura e à realidade local, que varia de região em região.

Skip to content