Carreta da OdontoSesc chega à Corumbá. Atendimento começa na terça

Já está em Corumbá a carreta da OdontoSesc que, a partir da próxima semana, inicia atendimento da população considerada mais carente. A ação faz parte de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Serviço Social do Comercio (SESC) e a assinatura do termo de convênio acontece na terça-feira, 30, às 09 horas, na estrutura que está sendo montada entre o Ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros e a Estação Rodoviária.

 

A ação foi anunciada pelo prefeito Paulo Duarte em maio, quando ele se reuniu com dirigentes do Sistema Fecomércio MS (Sesc e Senac). “O Sistema S tem sido um grande parceiro nosso em promover saúde e cidadania para a população que não tem condições de realizar um tratamento odontológico na rede privada e mesmo na rede pública, para atender a demanda”, disse na época, acrescentando que os alunos da Rede Municipal de Ensino também serão grandes beneficiados.

 

Com enfoque principal na prevenção e tratamento de problemas como cáries e doenças de gengiva, a estrutura ficará na cidade por um período de 150 dias úteis atuando junto a uma clientela pré-identificada, com a qual estabelece ações para viabilizar os atendimentos.

 

Os serviços oferecidos pelo OdontoSesc são gratuitos e incluem tratamentos preventivos; profilaxias, selantes e fluoretações; raspagens; tratamentos restauradores: restaurações em resina e amálgama; tratamento da canal; radiografias periapicais; extrações e educação em saúde.

 

As Unidades Móveis são furgões do tipo Carreta Baú, equipadas com quatro cadeiras odontológicas completas, equipamento de Raios-X, Central de Esterilização, Sistema de Desinfecção do ar ambiente e ar condicionado central.

 

Paralelamente são realizadas ações educativas preventivas beneficiando diversos segmentos da comunidade, incluindo cursos de capacitação para agentes comunitários, atividades lúdicas e pedagógicas em escolas, trabalho com idosos e gestantes.

 

Produtividade

 

Em Corumbá, o atendimento será feito por quatro odontólogos, um integrante da própria equipe do sistema, e três disponibilizados pela Prefeitura. A previsão é realizar 48 consultas diariamente, 12 por cada odontólogo. Isso, ao final de 150 dias úteis contabiliza 7.200 consultas.

 

As ações educativas podem alcançar a margem de 15.000 atendimentos. A produtividade pode ser estimada em 22.200 atendimentos no final do período de 150 dias úteis.

 

Além do atendimento odontológico, o atendimento de Educação em Saúde é realizado pelo Agente de Educação em Saúde as quais são planejadas para atender as necessidades locais de cada Comunidade, podendo ser realizadas na Unidade Móvel, Postos de Saúde, Escolas, P.S.F., Zona Rural, Igrejas, Associações de Moradores, Clubes, etc.

 

Desde 2001

 

Em 12 anos de atendimentos, os números surpreendem. Desde maio de 2001, quando o projeto foi iniciado, até dezembro do ano passado, foram realizados 108.227 atendimentos odontológicos, com 27.581 pessoas atendidas, 14.757 tratamentos concluídos, 315.857 procedimentos realizados e 301.175 atendimentos de educação, totalizando 409.402 atendimentos.

 

Lançado em 1999 pelo Departamento Nacional do Sesc, o Projeto OdontoSESC foi criado com o objetivo de contribuir com a melhoria da saúde bucal brasileira, com o foco direcionado à prestação de serviços odontológicos e ações de educação em saúde a populações carentes. Com as Unidades Móveis são desenvolvidas ações comunitárias em cidades do interior e nas periferias dos grandes centros.

 

No Mato Grosso do Sul o projeto teve inicio em 2001 pela cidade de Aquidauana. Nesses doze anos de atuação, o OdontoSesc percorreu as seguintes localidades: Aquidauana (duas vezes), Costa Rica, Rio Brilhante, Terenos, Campo Grande (três vezes), Sidrolândia, Bandeirantes, Camapuã, Dourados, Nioaque, Naviraí, Bonito e Ponta Porã.

 

Serviço

 

A carreta ficará alocada na Avenida Joaquim Wenceslau de Barros, s/nº (atrás do Ginásio Poliesportivo Municipal e próximo da Estação Rodoviária). Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, entre as 12 e 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9906-2880.

Skip to content