Conferência de Promoção da Igualdade Racial será aberta esta noite

A III Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial dos Municípios de Corumbá e Ladário será aberta na noite desta sexta-feira, 19, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez. Os trabalhos serão abertos às 18h30, com inscrição dos participantes e a programação da noite prossegue com a abertura dos trabalhos às 19 horas, e uma palestra com a Consultoria em Planejamento Estratégico, Ana Lucia da Silva Sena, a partir das 20 horas.

 

A conferência, que acontece em Corumbá e Ladário, terá sequência no sábado, na cidade vizinha, com a formação dos grupos de trabalhos, discussão das propostas e eleição dos delegados que vão representar a região na etapa estadual. Em Ladário, os trabalhos acontecem no antigo cinema, localizado na Rua 14 de Março, 385.

 

A conferência está sob coordenação da Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Corumbá, por meio da Gerência de Políticas de Igualdade Racial, e da Casa da Cidadania de Ladário.

 

Tem como proposta reafirmar e ampliar o compromisso das Administrações Municipais, e das sociedades estadual e brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no Brasil.

 

Além disso, vai permitir avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados nos Municípios após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial; propor recomendações para o enfrentamento ao racismo e o fortalecimento da promoção da igualdade racial no âmbito do Poder Executivo (estadual e municipal) e de outros Poderes com abrangência municipal e estadual no estado de Mato Grosso do Sul, além de discutir os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).

 

Este ano, a conferência tem como tema central “Democracia e Desenvolvimento: por um Brasil Afirmativo sem Racismo”, com foco na organização do plano de ação para implementação do Plano Municipal da Igualdade Racial; reafirmação e ampliação do compromisso Governamental e da Sociedade Civil com Políticas de enfrentamento ao Racismo e de Promoção da Igualdade Racial.

Skip to content