Prefeitura espera 15 mil eleitores em eleição para diretores e colegiado

Nesta quinta-feira, 4, das 8 às 19 horas, 24 estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá passarão pelo processo de votação para a escolha dos diretores e também do Colegiado Escolar. Ao todo, 31 candidatos aprovados previamente em um processo seletivo concorrem ao cargo de diretor e pouco mais de 24 chapas para Colegiado Escolar.

 

Hoje, na Secretaria de Educação de Corumbá, as urnas de votação, devidamente lacradas e rubricadas, serão entregues até as 18 horas pela Comissão Organizadora aos integrantes da Comissão Escolar de cada estabelecimento.

 

Para a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, mais do que uma simples eleição, a prefeitura considera o evento a consagração da gestão democrática, compartilhada e participativa na REME.

 

“O voto representa a voz da comunidade e fortalece o vínculo do cidadão com a escola. Além disso, os eleitores podem escolher, de três em três anos, as pessoas e propostas com as quais concordam e se identificam mais para a direção escolar, uma vez que todos os candidatos tem a oportunidade de fazer campanha e apresentar suas ideias”, disse.

 

A secretária destaca que o processo colaborativo e participativo também ocorre nas Comissões Escolares de cada estabelecimento, nas quais os pais também podem participar. “É uma sensação de pertencimento, de participação, os pais passam a se sentir responsáveis também pela educação formal dos filhos e isso é muito importante”, acrescenta.

 

Segundo a secretária, uma das provas do sucesso dessas eleições pode ser claramente vista nos números. Apesar de o voto não ser obrigatório, a adesão da comunidade é sempre maciça e a Secretaria de Educação espera para este ano algo em torno de 15 mil eleitores nas unidades de ensino.

 

Quem pode votar

 

Podem votar os integrantes de cada unidade de ensino, sejam eles alunos acima de 12 anos regularmente matriculados, pais, mães ou responsáveis legais pelos alunos, professores e demais servidores lotados nas escolas e Centros de Educação Infantil. Todos devem portar um documento de identificação com foto.

 

Para garantir transparência e idoneidade ao processo, a comissão organizadora da Secretaria Municipal de Educação disponibilizou um caderno de instruções às Comissões Escolares com todos os procedimentos que devem ser cumpridos pelos candidatos em cada uma das fases do processo eleitoral. Em caso de descumprimento, a candidatura será impugnada.

 

Estabelecimentos de ensino

 

Apesar de a REME contar com 33 estabelecimentos de ensino, somente 24 terão renovados seu colegiado eleitoral e contarão com eleições de diretores. Isso porque as escolas Luís Feitosa Rodrigues, Rachid Bardauil, Tilma Fernandes Veiga e Porto Esperança, por serem de educação integral, estão em regime experimental e contam com diretores nomeados até 2014. Além disso, algumas escolas-pólo (como Porto Esperança, Carlos Carcano, Luiz de Albuquerque, Delcídio do Amaral e Fernando de Barros) contam com extensões. Neste caso, o diretor é eleito somente para a escola-pólo, ficando as extensões com coordenadores escolares.

 

Os estabelecimentos de ensino onde serão realizadas as eleições nesta quinta-feira, 4, e para os quais serão eleitos os diretores e Colegiado Escolar são o Almirante Tamandaré e Creche Laida Menacho; Ângela Maria Perez; Barão do Rio Branco; CAIC Padre Ernesto Sassida e Creche Catarina Anastácio; Cássio Leite de Barros; Cyríaco Félix de Toledo; Clio Proença; Delcídio do Amaral; Djalma de Sampaio Brasil e Creche Serv Carmo; Fernando de Barros e Creche Maria Candelária; Izabel Corrêa; José de Souza Damy; Ludovina Portocarrero; Pedro Paulo de Medeiros; Creche Inocência Cambará; Creche Maria Benvinda; Creche Rosa Josetti; CEI Ana Gonçalves; CEI Estrelinha Verde; e as escolas rurais Carlos Cárcano; Paiolzinho; Monte Azul; Luiz de Albuquerque; e Eutrópia Gomes Pedroso.

 

O resultado oficial das eleições será publicado no Diário Oficial até 12 de julho.

Skip to content