Prefeitura finaliza a primeira etapa da Ação Educativa 2013 na Reme

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, finalizou a primeira etapa da Ação Educativa/2013, para gestores e professores das 23 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). Na ocasião, foram discutidos com a equipe de cada escola, os resultados obtidos e os principais avanços identificados nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências, de cada série do Ensino Fundamental e da 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

 

A primeira etapa, composta em março, avaliou um total de 1969 alunos de 1ª a 3ª séries, 5.174 de 4ª a 9ª séries e 390 estudantes da EJA. O resultado disso trouxe um diagnóstico geral da Rede Municipal de Ensino por série. “Todo trabalho desenvolvido buscou fornecer um diagnóstico inicial do processo de ensino e aprendizagem, no sentido de aferir as competências que os alunos devem desenvolver no contexto da Rede”, explicou a secretária de educação, Roseane Limoeiro.

 

De acordo com a secretaria de Educação, foi verificado que as turmas de 1ª a 3ª séries, base do Ensino Fundamental, apresentaram dificuldades relevantes com relação à leitura e escrita. Porém, em matemática, alcançaram 70% de aproveitamento na avaliação.

 

Os estudantes de 4ª a 9ª séries, atingiram um grande avanço na disciplina de língua portuguesa. Já os das séries finais do Ensino Fundamental, apresentaram dificuldades em questões que envolviam interpretação de imagens e ideias que não estavam explícitas no texto.

 

No quesito produção textual, houve um avanço em comparação à última Ação Educativa realizada em 2012. Em matemática, foi diagnosticada uma grande fragilidade dos estudantes com relação à leitura e interpretação dos enunciados. Na disciplina de ciências, avaliada pela primeira vez na Ação Educativa, os resultados foram satisfatórios.

 

EJA

 

A Educação de Jovens e Adultos apresentou um resultado menos positivo se comparado ao ensino regular. Os índices de erros por questão foram mais elevados nas disciplinas de Matemática e de Ciências. “Esses resultados nos indicam que é necessária uma constante atualização e adequação da prática pedagógica do professor para atender as reais necessidades dos adolescentes e adultos que atendemos”, destacou a secretária de Educação Rosene Limoeiro.

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