Corumbá inicia ações para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Corumbá inicia nesta segunda-feira, 26, uma série de ações para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto. As atividades estão a cargo da Secretaria de Saúde da Prefeitura e, para esta tarde, estão programadas palestra na Escola Municipal Fernando de Barros, a partir das 13h15, além de uma mobilização na Unidade de Saúde da Família Gastão de Oliveira, com início às 13h30.

 

As atividades vão acontecer durante toda a semana e estão sendo coordenadas pela Gerência de Vigilância em Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica de DANT e pelo Programa de Prevenção Primária de Câncer/Tabagismo.

 

Serão palestras nas Escolas Municipais Fernando de Barros, Clio Proença, Tilma Fernandes, Luis Feitosa Rodrigues e Rachid Bardauil, como também atividades preventivas de educação em saúde nas Unidades de Saúde Gastão de Oliveira, Humberto Pereira, Vitória Régia e Kadwéus.

 

No período, as equipes vão abordar também a importância da atividade física e a prevenção de câncer de boca em parceria com a Gerência de Atenção em Saúde por meio da Coordenação de Saúde Bucal, Saúde Mental e Atenção Básica.

 

O Dia Nacional de Combate ao fumo e celebrado em 29 de agosto. Foi criado em 1986 pela Lei Federal nº 7.488, e tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

 

Para este ano, o tema escolhido doi “Quem não fuma não é obrigado a fumar”. Essa temática está alinhada com o artigo 8º da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco – tratado internacional de saúde, ratificado pelo Congresso Brasileiro em novembro de 2005.

 

O objetivo é promover o conhecimento dos malefícios da fumaça do tabaco e a existência da lei Federal nº 9294/96, que proíbe o fumo em recintos coletivos. 

Skip to content