Em 6 meses, adesões ao Cadastur aumentaram mais de 40% em Corumbá

Uma das principais ferramentas do Ministério do Turismo para acesso a diferentes dados e relatórios sobre os prestadores de serviço turístico de todo o País, o Cadastur permite aos empresários a participação em eventos, feiras e ações realizadas pelo Governo Federal e pela Embratur, como o Salão do Turismo, Vai Brasil e o Portal de Hospedagem.

 

O sistema também facilita o ingresso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo. O Cadastur ainda funciona como uma das mais confiáveis fontes de consulta do mercado turístico brasileiro.

 

Em janeiro desse ano, haviam 37 empreendimentos cadastrados em Corumbá. Até essa última semana de julho, esse número saltou para 52, um crescimento de 40,5%. “Ao longo desse período, a equipe técnica da Fundação de Turismo de Corumbá visitou 82 empresas envolvidas na cadeia produtiva turística”, afirmou Hélènemarie Fernandes, diretora-presidente da Fundação de Turismo do município.

 

Esse trabalho de sensibilização e apresentação do cadastro federal começou em abril, com as reuniões realizadas junto ao trade da região e se estendeu até o mês passado. “Além de apresentar as vantagens do Cadastur, que é totalmente gratuito, fizemos uma parceria com a Fundação de Turismo do MS e com o Corpo de Bombeiros para agilizar a documentação dos estabelecimentos que funcionavam com alvarás provisórios”, complementou.

 

Segundo a gestora de projetos da Fundação de Turismo de Corumbá, Lineize Martinez, a participação do empresariado local também traz benefícios para o Poder Público. “Temos acesso a dados estatísticos mais seguros, encaminhados pelo próprio Ministério, além de viabilizar a realização de cursos de capacitação”, explicou.

Skip to content