Exército abre comemorações do Dia do Solado com concerto em Corumbá

Um concerto marcou a abertura da programação em comemoração ao Dia do Soldado. Foi na noite de ontem, 21, no anfiteatro Salomão Baruki, evento proporcionado pela Banda de Música do Exército, com participação de integrantes da orquestra do Moinho Cultural com seus violinos e violoncelos.

A realização foi da 18ª  Brigada de Infantaria de Fronteira e contou com a presença do prefeito Paulo Duarte, que elogiou o evento, “esperado não só pelos militares, mas pela população em geral. É um grande concerto para celebrar o Dia do Soldado”.

Ao chegar ao anfiteatro, o prefeito corumbaense foi recebido pelo General de Brigada Pedro Paulo de Mello Braga, comandante da 18ª Brigada. Ele comentou que o concerto foi um desafio muito grande para a instituição. “Não foi fácil conciliar o trabalho que eles exercem na Brigada, com os ensaios da nossa banda. Mas, hoje, vejo que conseguimos alcançar a nossa missão e isso me faz lembrar Duque de Caxias quando ele dizia que devemos ser corajosos e que a missão tem que ser cumprida. E demonstramos isso. Esses militares fizeram um belíssimo trabalho. Esse é o coração de um soldado”, celebrou.

A apresentação foi aberta com a ‘Oração ao Guerreiro do Pantanal’, uma alusão à força e à coragem do soldado. A seleção musical foi bem diversificada com temas clássicos como ‘As quatro estações’, de Vivaldi; homenagem ao mestre da sanfona Dominguinhos, além de ‘Aquarela do Brasil’; um pout pourri dos anos 60, e músicas da banda Roupa Nova.

A data

O Dia do Soldado é comemorado em 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos ele já era capitão, tendo lutado e defendido o Brasil em confrontos externos e internos.

Além do concerto da quarta-feira, a 18ª Brigada de Infantaria programou para a sexta-feira, 23, uma solenidade militar como parte das comemorações do Dia do Soldado. Será às 09h30, no quartel do 17º Batalhão de Fronteira.

Skip to content