Oficina de argila amplia as habilidades de adolescentes do Habilitar

Adolescentes atendidos pelo Projeto Habilitar receberam uma oficina básica de argila, capacitação considerada importante para o desenvolvimento das habilidades manuais das crianças. O curso foi realizado durante dois dias, quando os alunos receberam noções básicas de manuseio com a argila.

 

Essas oficinas são proporcionadas pela Prefeitura e fazem parte de um programa desenvolvido em parceria pelas secretarias de Educação e de Saúde. A aula foi ministrada pelo pedagogo e artesão Lourival Moraes Fernandes, do Núcleo de Tecnologia Educacional de Corumbá (NTEC), que repassou informações básicas sobre a arte e os conceitos da argila.

 

“Achei fantástico os trabalhos que eles realizaram. Superaram a minha expectativa. Achei que eles teriam certa dificuldade, pois o manuseio precisa de muita concentração, mas a criatividade deles fluiu e criaram belíssimos trabalhos”, comemorou o instrutor.

 

A coordenadora do Projeto Habilitar, Nelba Dib, afirmou que a oficina foi de extrema importância. “Já tínhamos realizados outro curso com argila, mas não tivemos o mesmo resultado. Agora o professor conseguiu captar a atenção deles e foram dias bem produtivos. Os meninos se dedicaram bastante, tanto que já pediram para o professor voltar e dar continuidade aos ensinamentos”.

 

O adolescente V.J.G.S., 16 anos, se identificou com os trabalhos manuais. “É muito bom, gostei. O professor teve paciência e falou a nossa linguagem, isso facilitou bastante e eu consegui trabalhar e fazer tudo que ele me pediu”, afirmou.

 

Já L.M.P.G., de 16 anos, frequenta o projeto há quatro meses e mostrou o tamanho do seu potencial. “Esse curso me fez enxergar o quanto sou capaz e consigo fazer diversas coisas. O meu tuiuiú saiu bem legal e nesse vaso pude colocar em prática a atenção que o manejo com a argila precisa”, revelou.

 

O Projeto Habilitar é voltado ao atendimento à criança e ao adolescente com dependência química, dando acompanhamento psicológico e pedagógico, além de diversos cursos.

Skip to content