Prefeito anuncia pacote de obras e pede colaboração do povo na Nova Corumbá

Nesta quinta-feira, 30, foi a vez de a administração municipal novamente ‘olhar mais de perto’ o bairro Nova Corumbá. O prefeito Paulo Duarte esteve presente no CRAS Nova Corumbá para dialogar com a comunidade local. Foi lá, neste mesmo local, em julho deste ano, que nasceu o “Fala Cidadão” – depois batizado de “Olhar de Perto” – levando, na ocasião, a secretária de Saúde Dinaci Ranzi para conversar com os moradores deste que é um dos bairros mais populosos da cidade.

 

Desta vez o prefeito foi acompanhado do secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinfra), Luiz Mário Preza Romão, e da diretora-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Silvana Ricco, para ouvir as críticas, sugestões e demandas das pessoas em relação a essas duas importantes pastas.

 

Antes, porém, falou sobre o pacote de obras e serviços que está sendo realizado no bairro e redondezas: entrega do prédio da UPA Guató até o final do ano; entrega (com salas climatizadas) do Centro de Educação Infantil Professora Hélia da Costa Reis, dia 11 de setembro, que funcionará também como creche à partir de 2014; lançamento da Unidade Básica de Saúde Kadwéus; inauguração da Academia ao Ar Livre no bairro Guató, em setembro; cobertura da quadra da Praça Nova Corumbá, no primeiro semestre do ano que vem; entrega de 262 moradias no Guatós, em dezembro; apresentação de um novo programa habitacional de 1400 residências, até o final do ano; lançamento de um grande plano de drenagem e pavimentação da Parte Alta da cidade, que já está em andamento em várias ruas, como a 7 de Setembro; além da construção de uma praça de 3 mil metros quadrados, com quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, salas multifuncional, telecentro, sala de reunião, biblioteca, cineteatro/auditório, campo de futebol, quadra de esportes descoberta e pista de caminhada. A entrega está prevista para agosto de 2014.

 

“Garanto a vocês que este vai ser o melhor espaço de cultura, esporte e entretenimento de Corumbá, que vai mudar e valorizar a Parte Alta da cidade”, disse. “E anuncio datas e prazos de entrega de todas as obras para que vocês possam depois nos cobrar. E também para aqueles que acham que isso tudo é história para boi dormir saberem que o boi está bem acordado”, acrescentou.

 

Cidadania

 

Aproveitando a ocasião do anúncio de todas as obras já entregues, em execução ou que ainda serão entregues, o prefeito pediu a colaboração da comunidade na conservação desses prédios e espaços públicos. Como exemplo a não se seguir – e denunciar – ele citou o caso da Praça São Paulo e da Academia ao Ar Livre, a primeira entregue ano passado à comunidade local e já com a quadra poliesportiva completamente destruída, com as traves avariadas, tabelas de basquete queimadas e algumas vigas de quiosques retiradas.

 

Em uma de suas últimas visitas ao Guató, o prefeito não disfarçou sua decepção ao avistar também os equipamentos de ginástica da Academia ao Ar Livre sendo utilizados pelos moradores antes mesmo da inauguração, causando algumas avarias e problemas que tiveram de ser reparados, atrasando a entrega do equipamento público à comunidade.

 

Na ocasião, havia também lixo por todos os lados, uma vez que as lixeiras instaladas foram retiradas por vândalos. “Eu sempre digo que é direito do cidadão fiscalizar e cobrar o Poder Público e estamos aqui no Olhar de Perto para garantir esse direito a vocês. Mas todos tem de fazer sua parte!”, disse o prefeito. “Vocês precisam colaborar com a prefeitura na conservação dos espaços públicos, até porque eles estão aí para garantir esporte, lazer, saúde e entretenimento à população. Além do mais, quem conserva, tem”, advertiu.

 

Agetrat

 

As principais demandas em relação à área de trânsito e transporte no bairro Nova Corumbá orbitaram ao redor do serviço de transporte coletivo urbano, praticado pela Canarinho. A diretora-presidente da Agetrat, Silvana Ricco, informou que logo no início da gestão, a prefeitura entrou na Justiça contra a empresa concessionária, a fim de suspender o contrato, e lançou novo edital e licitação para que uma outra (ou até a mesma) empresa ofereça um serviço de qualidade aos usuários do sistema público de transporte coletivo. “Esse novo edital contemplará as escolas e principais ruas da Nova Corumbá”, disse.

 

Seinfra

 

Dúvidas sobre cadastros habitacionais e queixas sobre pavimentação e drenagem de ruas deram o tom ao diálogo do secretário da Seinfra, Luiz Mário Preza Romão, com a comunidade da Nova Corumbá. Acompanhado de sua equipe, que anotava cada uma das demandas das pessoas ali presentes, ele ouviu críticas e sugestões sobre ruas carentes de pavimentação, quebra-molas, com problemas de enchentes ou sem iluminação.

 

Ele disse também sobre o recadastramento de todos os contemplados por projetos habitacionais que está sendo realizado pela Seinfra e que deve ser concluído até o final do ano. “Temos atendido muitas pessoas com reclamações de pessoas que não mereciam ser contempladas por diversos motivos, ou que alugam suas residências ou montam comércios, enfim, vamos conhecer cada uma dessas situações e pessoas contempladas e disponibilizar essas informações ao público, seja pelo site da prefeitura ou na própria Seinfra”, disse. “O objetivo é ser o mais justo possível com todos”, acrescentou.

 

Estiveram presentes no Olhar de Perto da Nova Corumbá, também, o secretário de Governo, Hélio de Lima; a secretária da Educação, Roseane Limoeiro; a secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Cabral Ulle; e o subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa.

Skip to content