Prefeito convoca pais de alunos a uma educação inclusiva e participativa

Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos. Com essa frase o prefeito Paulo Duarte iniciou sua fala na cerimônia de apresentação do novo kit escolar na escola municipal Djalma Sampaio Brasil e creche Serv Carmo, no Aeroporto. A frase, do autor norte-americano Warren Bennis e estampada na camiseta das professoras da escola, veio ao encontro do discurso do prefeito, que procurou destacar o caráter inclusivo e participativo da educação na atual administração.

 

“Não adianta pensar em uma cidade onde a educação não esteja na frente, por isso o que couber à prefeitura, vamos fazer. E podem cobrar, pois eu mesmo estou cobrando diariamente toda a equipe. Queremos tratar muito bem seus filhos, mas é preciso que todos estejamos juntos”, disse ele a uma plateia repleta de pais e mães de alunos da escola caçula da rede municipal de ensino (REME). “A escola não é apenas o lugar onde os pais largam os filhos para ir trabalhar. Dialoguem, participem do colegiado, conversem constantemente com a direção da escola, critiquem, mas tragam também sugestões e soluções aos gestores, vamos construir a educação juntos. Uma educação pública até melhor do que a particular, por que não? Juntos podemos fazê-lo”, convocou, vestido com a camiseta do novo uniforme.

 

“Estou vestindo a camisa da educação de maneira simbólica também, porque a vida tem que ter gestos e sinais. Preciso que vocês, pais, façam o mesmo”, convidou, fazendo uma analogia.

 

O chefe do executivo destacou que a entrega do kit escolar será feita aos pais de todos os 17 mil alunos da REME até 20 de agosto e que esta é apenas uma das etapas de um processo que visa “tornar nossa segunda casa mais atraente”. “Depois da nossa casa, o lugar mais importante é a escola! O kit escolar é só uma ação para fazer da nossa escola, cada vez mais, um lugar atraente, de alegria, com salário digno a todos os professores, merendeiros e administrativo”, disse o prefeito, que citou também a construção de creches, a climatização de todas as salas de aula da rede, o Festival Estudantil da Canção e outras iniciativas da prefeitura que atualmente estão em curso com o intuito de agregar qualidade e excelência à educação.

 

No final, ele elogiou a dedicação de todos os integrantes da equipe da Secretaria da Educação e dos professores, merendeiros e profissionais que trabalham na REME, citando a frase de Cora Coralina como inspiração: “Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que quer ensinar”

 

Marcaram presença na cerimônia de apresentação do novo kit escolar a primeira-dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, o secretário de Governo, Hélio de Lima, a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, a professora Leda Maria Alvarenga, representando a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, a diretora da Escola Djalma de Sampaio Brasil, Verônica Chaparro de Lucena, e a professora Sílvia Maura, da Secretaria de Educação de Ladário.

 

O evento também contou com as participações especiais da banda de música Manoel Florêncio e dos grupos de dança da Oficina de Dança e da Escola Djalma Brasil.

Skip to content