Projeto Prata da Casa começa nessa sexta-feira no Centro de Convenções

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o projeto Prata da Casa será iniciado nessa sexta-feira (30) no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. A iniciativa tem como objetivo promover o aperfeiçoamento técnico para os cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal da Atenção Básica, Baixa e Média Complexidade da Rede Pública de Saúde.

“É preciso formar um profissional capaz de compreender a doença, no seu contexto pessoal e social, além do biológico, preocupando-se com o significado da doença para o paciente e sua família, e promovendo a saúde de modo a partilhar com as pessoas a sua responsabilidade”, explicou o coordenador de Saúde Bucal do Município, Zacaria Omar.

As atividades do curso serão desenvolvidas com base nos princípios da aprendizagem significativa. Assim, a proposta pedagógica adotada será baseada na problematização e contextualização da realidade, buscando a socialização dos saberes e práticas entre profissionais, como também dos órgãos formadores e serviços de saúde.

O desenho metodológico deve garantir a ativa participação dos profissionais, estimulando mudanças que promovam no ambiente de trabalho intercâmbios relacionados ao curso. O curso está previsto para acontecer em 10 módulos, de 4 horas/aula cada, com módulos específicos para dentistas e auxiliares simultaneamente.

Os módulos estão previstos para acontecer sempre na última sexta-feira de cada mês, no período vespertino, totalizando 40 horas de curso. O primeiro módulo tem início nessa sexta-feira, às 13h30, no Centro de Convenções. Serão abordados s os temas: Endodontia para o Clinico Geral (para os Cirurgiões Dentistas) e Biossegurança (para as Auxiliares de Saúde Bucal).

“Serão desenvolvidos módulos específicos e convidados docentes do município presentes na rede publica e privada, ao passo de assegurar a minimização dos custos bem como exercer a reflexão de circunstâncias vinculadas à realidade do município”, concluiu Zacaria.

Skip to content