Alfabetização na Idade Certa já atende 2,8 mil alunos em Corumbá

A Prefeitura de Corumbá tem feito a sua parte ao buscar elevar a educação ao topo de suas prioridades, com a adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Em oito meses de aprovação, o programa, que conta com a parceria do Governo Federal, já atende 2.800 alunos, de 1ª a 3ª série, da zona urbana e rural do Município e permite a formação continuada de 200 professores alfabetizadores.

A secretaria de Educação é a responsável por colocar em prática essas ações que visam melhorar ainda mais a qualidade do ensino no Município. “Nós almejamos alcançar o reflexo desse trabalho no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2013 (IDEB). Por isso, contamos com a participação e o comprometimento de todos, para que tenhamos condições de tornar a educação como referência”, destacou Roseane Limoeiro, responsável pela pasta.

Aprendizado

Ao traçar as metas para a aprendizagem dos alunos, a professora Edith Fany, da Escola Municipal Izabel Corrêa, conta que são planejadas atividades de alfabetização a partir da literatura infantil, que fazem da sala de aula um ambiente mais rico e atrativo para os alunos. “Essa proposta do PNAIC nos permite prender a atenção da criança para aquilo que está sendo ensinado. Com o nosso cantinho da leitura, eles têm lido mais e produzido melhor em sala de aula”, observa.

Para a educadora Andréa Pereira de Souza, o programa ainda contribui para que o aluno possa se descobrir e redescobrir como indivíduo. É o caso da Nadini, uma criança autista, e que tem recebido recursos pedagógicos de acessibilidade que favorecem a sua inclusão e eliminam as barreiras para sua plena participação, favorecendo sua autonomia na escola e fora dela.

“É muito gratificante ver que todos estão alfabetizados e a Nadini, nossa aluna especial, já formando frases. É lindo de mais vê-la interagindo e acompanhando com o restante da turma o aprendizado”, destacou Andréa ao compartilhar que a cobrança é igual pra todos. “Eu fico no pé mesmo, cobro a escrita, noção de espaço, coordenação motora e com isso, ela se sente desafiada, se esforça mais e é sempre a primeira a responder as questões passadas em sala de aula”, completou.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Skip to content