Centro de Educação do Vitória Régia entra em funcionamento em 2014

O moderno Centro de Educação Infantil que a Prefeitura de Corumbá está construindo no conjunto Vitória Régia entra em funcionamento no início do ano letivo de 2014. A previsão é do prefeito Paulo Duarte que, na manhã desta segunda-feira, 16, visitou o canteiro de obras, que conta também com uma quadra poliesportiva coberta que está em fase de acabamento.

 

“A previsão é que o Centro de Educação esteja concluído até o final do ano e, no início do próximo ano letivo, já estará atendendo as crianças de toda esta região”, informou Duarte, lembrando que serão disponibilizadas 196 vagas para crianças de zero a cinco anos, creche e pré-escola.

 

O prédio vai atender as as famílias residentes nas regiões dos conjuntos Vitória Régia e Camalote, e parte do bairro Cristo Redentor. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com recursos Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvido da Educação (Fundeb), com contrapartida do Município.

 

O Centro de Educação Infantil integra o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância). Aunidade está sendo implantada em uma área localizada no quadrilátero formado pelas ruas Minas Gerais, Cáceres, Paraná e Geraldino de Barros, no Vitória Régia (divisa com o Cristo Redentor).

 

O prédio é um projeto padrão do Governo Federal distribuídos em oito salas para creche e para pré-escola, além de setor administrativo, anfiteatro, sala de multiuso, refeitório, playground, sanitários, laboratório de informática, sala de leitura, recreio coberto, refeitório, além de outras dependências.

 

Será dotada de equipamentos de acessibilidade para atender portadores de necessidades especiais, facilitando acesso aos ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação. Conta com 1.230 metros quadrados de área construída e está orçada em R$ 1.329.977,00. Mais de 75% do obra já foi executada.

 

Quadra coberta

 

Na mesma área, a Prefeitura está concluindo a quadra poliesportiva do conjunto Vitória Régia. A obra também está incluída no PAC 2 do Governo Federal, via Ministério da Educação – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida da Prefeitura.

 

Será importante para atender as crianças da Rede Municipal de Ensino para prática das mais variadas atividades esportivas e de lazer, além de atender a comunidade residente no entorno. A quadra, além de cobertura e iluminação, contará com arquibancada e até um palco para apresentações culturais. Está orçada em R$ 481.413,56.

 

Grande benefício

 

Para os moradores da região, o Centro de Educação Infantil será de extrema importância e vai permitir maior tranquilidade aos país. Quem concorda com isto é José Luiz Souza, 26 anos, residente na Rua Paraná, ao lado da futuro creche e pré-escola. “Tenho um filho de dois anos (Michael Vinícius) que ainda não está na creche. Mas, quando ficar pronto o prédio e começar a funcionar, vou fazer sua matrícula. Será muito importante para todos nós”, afirmou.

 

Maria Augusto Cunha Romão, 27 anos, residente na Rua Cáceres, também está otimista. Com três filhos, ela alega que não só o Centro de Educação, mas a quadra poliesportiva também será de grande importância para a região. “Minha filha (Camile Vitória) estava na creche do Fernando de Barros (extensão no Vitória Régia), mas, quando ficar pronta, ele vai para lá. O bom é que fica bem em frente de casa”, diz.

 

Ele observou também que as obras, CEI e quadra, eliminaram um enorme matagal existente na região. “Até para nossa segurança está sendo bom”, diz, enquanto seu filho, Diogo, de 11 anos, já se vê jogando futsal na quadra que será entregue este ano pelo prefeito Paulo Duarte. E, no futuro, ele será um dos alunos da escola que a Prefeitura vai construir no local, com seis salas de aula.

Skip to content