Corumbá inicia levantamento para detectar infestação do Aedes aegipty

A Secretaria de Saúde da Prefeitura iniciou nesta segunda-feira, 02 de setembro, o quinto ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) para detectar a incidência de infestação do mosquito transmissor da dengue na região urbana de Corumbá.

 

O trabalho será concluído no dia 04, quarta-feira, e está sendo desenvolvido pelas equipes de agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e será importante para estabelecer as ações de prevenção e combate da doença na cidade. O último levantamento realizado em julho apontou um índice de 4,6% que é considerado de alto risco.

 

O levantamento está ocorrendo por amostragem. Estão sendo visitados os bairros Arthur Marinho, Cervejaria, Dom Bosco, Generoso e Centro 1 (resultado da divisão do bairro Centro para fins de amostragem para o LIRAa, estendendo-se dos limites da Rua Edu Rocha até a Rua Antonio Maria), chamado de estrato 1.

 

No estrato 2 a pesquisa acontece nos bairros Beira Rio, Centro 2 (da Rua Antonio Maria à Rua Albuquerque), Maria Leite, Universitário, Industrial e Previsul.

 

Já no estrato 03, os bairros trabalhados são Centro América, Cristo Redentor (composto por: Vitória Régia, Cristo Redentor e Cravo 1, 2 e 3), Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha e Guatós.

 

No estrato 04, os agentes estão os bairros Aeroporto, Guarani, Jardim dos Estados, Nova Corumbá e Popular Nova.

Skip to content