“Negra Corumbá” é o evento que vai marcar o encerramento das comemorações dos 235 anos da maior cidade pantaneira. Idealizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o programa está marcado para sábado, 28, a partir das 18 horas, e vai permitir reunir em um mesmo espaço, uma série de atividades relacionadas à cultura afro.
O programa está sendo coordenado pela Gerência de Promoção da Igualdade Racial e tem apoio da Fundação de Cultura de Corumbá. Segundo o gerente Rogério César, “Negra Corumbá” tem como principal objetivo, apresentar produtores, artistas e pessoal técnico para o novo cenário da economia de cultura e cidadania na cidade, integrando a população à produção cidadã e cultural, de maneira consciente e ativa, tendo em vista também a inclusão em ambientes próprios à fruição cultural, que são as praças públicas.
“O programa se transformará em um importante espaço de interlocução, interface para o conhecimento da realidade das comunidades e do desenvolvimento de Políticas Públicas Municipal em harmonia com as necessidades e desejos de todos”, explicou Rogério.
A partir das 18 horas, a comunidade terá oportunidade de presenciar rodas de capoeira e puxada de rede que tem a função de propiciar ao público, por meio de vivencias, o estimulo à melhoria da autoestima, autoconfiança e protagonismo.
Outros atrativos serão os ritmos de atabaques, uma forma de incentivar e alavancar a cultura afro, estimulando a sociedade e os adeptos de outras religiões a participar de um culto onde se valoriza a adoração e louvor por meio de pontos cantados ao som do atabaque.
O “Negra Corumbá” propiciará ainda momentos de recital de poesias negras, que visa trazer o ouvinte para o vasto universo afro-brasileiro, propiciando momentos de reflexões sobre a infância, arte, periferia, racismo, orgulho, afirmação e luta do povo negro.
Outra atividade prevista fica por conta das baterias de percussão que tem o objetivo de promover a cultura afro-brasileira nos seus mais diversos caminhos musicais para, dentro de um universo sonoro abrangente, alcançar todos os povos e culturas para que sintam, reflitam e dispam-se de preconceitos, baseados em pesquisas teóricas e práticas.
Haverá espaços também para grafitagem, cultura ligada a vários movimentos, em especial ao hip hop que tem no grafite, uma forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive principalmente os menos favorecidos. O grafite reflete a realidade das ruas.
O programa vai possibilitar ainda um encontro de cavaquinistas que terão a oportunidade de, em um espaço público, divulgar a música instrumental brasileira tradicional e contemporânea, desenvolvida por músicos residentes no município e que são protagonistas da noite e eventos corumbaenses.
Outro atrativo será o show musical com Bibi do Cavaco, que será responsável por muito samba, uma forma de mostrar as adaptações das danças e dos cantos tribais dos primeiros escravos a aportarem no Brasil, que, durante décadas, sofreu variadas mutações até chegar ao estilo atual.
“Negra Corumbá” é uma realização que conta com as parcerias do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Defesa da Comunidade Negra de Corumbá (COMDDEN); grupos ALEC, Eterno Arte Crew, FALA, Acorema; grupos de capoeira Cordão de Ouro,Libertos, Liberdade dos Negros; da bateria da Escola de Samba A Pesada; Xandão do Cavaco; Associação dos Cavaquinistas de Corumbá; e da Associação Comunitária de Cultura e Esportes de Corumbá.