Prefeitos de Corumbá e de Poconé unem esforços pela Transpantaneira

Na mesma tarde, 13 de setembro, quando se reuniu com várias lideranças e empresários de Mato Grosso, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte abriu as portas do seu gabinete para a prefeita da cidade mato-grossense de Poconé. Percebendo o grande interesse de Nilce Mary Leite em trazer de volta a discussão para a conclusão da Estrada Transpantaneira, via que une as cidades de Poconé e Corumbá, o prefeito quis conhecer mais detalhes sobre o município do estado vizinho.


Numa conversa sobre características e potencialidades dos municípios, o prefeito de Corumbá e a prefeita de Poconé, ambos do mesmo partido (PT), se comprometeram a buscar em outras esferas políticas o apoio necessário para tornar viável a conclusão da estrada, cujas obras foram iniciadas na década de 70.


“Para levarmos adiante esse desejo precisamos contar com a força política. É de fundamental importância por isso me comprometo a pessoalmente falar com o senador Delcídio (Amaral) para que possamos marcar uma agenda em comum. Acredito ser perfeitamente possível a concretização da Transpantaneira”, destacou Duarte.


Oficialmente batizada de MT-060, a Estrada Transpantaneira tinha o propósito de ligar os dois estados cruzando a planície pantaneira. O início de sua construção atingiu Poconé chegando somente até a localidade de Porto Jofre, ainda no lado mato-grossense. Nesse trecho, somam-se 147 quilômetros.


“É um sonho das duas cidades, dos dois estados. Sabemos da importância econômica e social que tem a Transpantaneira. Desejo que esse momento seja de concretização. Nessa fala que tivemos com o prefeito Paulo sentimos essa determinação dele querer consolidar esse sonho que há muitos anos está aí”, disse a prefeita Nilce.


Ao longe de seu trajeto estão instaladas 127 pontes, dando uma característica única à Transpantaneira: a estrada com a maior quantidade de pontes do mundo. A construção do trecho que falta até Corumbá é estimado em mais de 250 quilômetros.


Paulo Duarte assinalou positivamente para retribuir a visita e brevemente estar em solo poconeano, assinalando a intensificação desse e de novos diálogos entre os municípios.


A conversa entre o prefeito e a prefeita foi acompanhada pelo secretário de Governo de Corumbá, Hélio de Lima; pelo secretário de Meio Ambiente de Poconé, Odenil Chindão; secretária de Turismo de Poconé, Mariana Pereira; e presidente da Câmara Municipal de Poconé, Gonçalo de Campos Curado. 

Skip to content