Prefeitura implanta duas Academias da Saúde para atender a população

Corumbá está implantando duas Academias da Saúde que vão permitir desenvolvimento de uma série de atividades físicas, contribuindo de forma positiva para a promoção da saúde da população. Uma das academias, intermediária, está sendo construída na praça do Estádio Arthur Marinho, e deverá estar concluída até o final do ano. A segunda vai atender a comunidade do Bairro Cristo Redentor.

 

Na manhã desta terça-feira, 10, integrantes da equipe administrativa do prefeito Paulo Duarte visitaram as obras da academia da praça do Arthur Marinho, acompanhando a construção da estrutura física. Estavam presentes a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, e os secretários Luiz Mário Preza Romão (Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos) e Pedro Paulo Marinho de Barros (Indústria e Comércio). A vereadora Cristina Lanza também participou da visita.

 

“Esta é uma das duas academias que estamos construindo na cidade em parceria com o Governo Federal. Trata-se de um programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde que Corumbá aderiu e o pensamento do prefeito Paulo Duarte é atender também outras comunidades”, explicou Dinaci.

 

A secretária adiantou que, após conclusão das obras das duas academias, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar equipes no local para trabalhar com a população. São integrantes dos Núcleos de Saúde da Família (NASF) e a intenção é trabalhar com pessoas de todas as idades, especialmente idosos.

 

Somente na academia do Arthur Marinho, os investimentos na obra física ultrapassam R$ 140 mil. O prédio terá 82,54 metros quadrado de área e será dotado de área de vivência, banheiros masculino e feminino, depósito, copa, além de espaço ao ar livre para atividades diversas. Será dotada de equipamentos como pranchas para exercícios abdominais, barras de apoio, barras paralela, espaldar (para alongamentos), entre outros.

 

A academia integra um programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde e tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.

 

Os polos do programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.

 

As atividades serão desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.

 

Com a implantação das Academias da Saúde, a Prefeitura pretende ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde; fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde;  potencializar as ações nos âmbitos da saúde pública; promover a integração multiprofissional na construção e execução das ações; promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer.

 

Será possível também ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis; aumentar o nível de atividade física da população; estimular hábitos alimentares saudáveis; promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade.

 

O programa pretende ainda potencializar as manifestações culturais locais e o conhecimento popular na construção de alternativas individuais e coletivas que favoreçam a promoção da saúde; e contribuir para ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, como proposta de inclusão social, enfrentamento das violências e melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.

Skip to content