Cerimônia no Dom Bosco marca premiação dos pequenos heróis pantaneiros

O prefeito Paulo Duarte participou na tarde da sexta-feira, 25, da cerimônia de premiação da 11ª edição do projeto ‘A Procura dos Pequenos Heróis’, uma das muitas idealizações do saudoso padre Ernesto Sassida. O evento aconteceu no ginásio de esportes da Cidade Dom Bosco, instituição também fundada por Sassida há 55 anos, com finalidades filatrópicas.

 

Esta foi a primeira edição do projeto sem a presença do padre, falecido em março desse ano. A festa foi prestigiada por um grande número de autoridades. Além de Duarte, estavam presentes a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon; a secretárias de Roseane Limoeiro (Educação), Andréa Cabral Ulle (Assistência Social e Cidadania); o comandante do 6º Distrito Naval, contra almirante Edervaldo Gerônimo Soares da Silva; o comandante da 18ª Brigada de Fronteira, general de brigada Pedro Paulo de Mello Braga; a presidente do CENPER (Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental) Lígia Maria Baruki, entre outras.

 

O projeto premiou as crianças e os jovens que realizaram uma boa ação e se destacaram entre os demais, sendo considerados exemplares perante a sociedade, imbuídos de solidariedade, altruísmo, desprendimento, respeito e amor ao próximo.

 

Para o prefeito Paulo Duarte o projeto é muito importante para os jovens, que passam “ter discernimento entre o certo e o errado, e isso se deve ao padre Ernesto Sassida”, disse, para lembrar a pessoa que foi Sassida. “O homem, as pessoas se vão, mas a sua história e toda a sua obra permanecem. Com o padre Ernesto Sassida será a mesma coisa. A sua obra e o seu trabalho vão continuar e vamos trabalhar para melhorar sempre”, afirmou.

 

Em seguida, o Chefe do Executivo corumbaense lembrou uma promessa feita ao padre Ernesto: “concluir a unidade de saúde aqui na Cidade Dom Bosco que já está na fase final. Para 2014, vamos presentear as crianças com a cobertura do espaço destinado ao projeto ‘Criança Feliz’, além de dar início ao processo para reforma da quadra esportiva da escola”, anunciou”.

 

O padre Amércio Rezende, diretor geral da Cidade Dom Bosco, lembrou com carinho a falta que o padre Ernesto faz, e que dará continuidade aos projetos idealizados por Sassida. “Acreditamos que as crianças são o futuro de nossa sociedade e queremos que essa semente de ser bondoso, caridoso e honesto, permaneça no coração delas para sempre, não apenas na infância”, explicou.

 

O primeiro lugar este ano foi conquistado pela aluna Natane Augusto de Souza, da Escola Municipal Djalma Sampaio Brasil. O prêmio foi conquistado a partir de uma boa ação realizada em 2009. Ela e a mãe estavam no centro da cidade e viram uma carteira no chão, próximo a um carro. “Procuramos o dono achando que ele fosse o dono, mas não era. Fomos a uma rádio e dissemos que tínhamos achado uma carteira com documentos e dinheiro”, contou.

 

Segundo Natane, no mesmo dia, o dono apareceu e ficou impressionado pela devolução da carteira. “Nos deu uma recompensa, mas eu não queria aceitar, afinal fiz isso de coração e como ele insistiu acabamos aceitando”, contou a aluna de 13 anos, que recebeu como prêmio um computador notebook.

 

Os ganhadores

 

Além de Natane, foram premiados ainda Danylle Geovana Ortega de Melo, da Escola Estadual Nathércia Pompeo dos Santos (tablet); Antônia Sirley Gomes Valentino, da Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso (playstation); Yara da Cunha, da Escola Municipal Cyríaco Felix de Toledo (playstation); Rayane Moraes Vieira, da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho (bicicleta); Anne Beatriz Santana de Oliveira, da Escola Estadual Nathercia Pompeo dos Santos (bicicleta); Otávio Flores Gomes Valentin, da Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso (câmera digital); Antônio Valentino, da Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso (câmera digital); Daniel Ferreira da Silva, da Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso (celular), e Kerolayne Maria Helena da Silva Albuquerque, da Escola Municipal Professor Djalma Sampaio Brasil (celular).

Skip to content