Corumbá celebra seu professor e trabalha para ser referência na educação

Terça-feira, 15 de outubro, Dia do Professor. Corumbá tem muitos motivos para festejar. Trabalhando para se consolidar como a Capital da Educação, o Município de 107.347 habitantes tem buscado elevar o sistema de ensino público ao topo de suas prioridades. São muitas as ações práticas e concretas que ao longo dos anos a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, tem realizado em busca da qualidade de vida e bem estar de alunos e professores.

 

O prefeito Paulo Duarte, que sonha em ver a cidade conhecida não só por suas belezas naturais, mas como referência em educação, desde que assumiu começou trabalhando a estrutura e a subdividiu em quatro gerências: Sistema de Ensino; Políticas Educacionais; Planejamento e Avaliação Educacional; e Administração e Finanças. Tudo com o objetivo de conferir mais especialização, foco e agilidade à estrutura administrativa.

 

Colaborando com essa mudança, tem os núcleos tecnológicos da gerência de Planejamento e Avaliação Educacional. A partir dele, a administração municipal consegue fazer um mapeamento completo de todo o sistema de ensino, com dados estatísticos de toda a rede física, professores e alunos da Reme. Descobrir qual o índice de reprovação de uma determinada turma e posteriormente tomar medidas pontuais, juntamente com a “Gestão de Políticas Educacionais” para sanar esses e outros problemas, é uma das vantagens das novas medidas adotadas.

 

E o caminho para tornar Corumbá uma “cidade educadora” continua. Para aferir as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver na Reme, a administração municipal realiza pelo terceiro ano consecutivo, o Ação Educativa, importante instrumento de diagnóstico que auxilia a definição de estratégias e políticas de formação dos alunos e professores.

 

Tomando-se como referência as aprendizagens definidas para as séries a partir da Prova Brasil e da Provinha Brasil, a prefeitura avaliou 11.277 alunos de 1ª à 9ª séries e do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), num total de 421 turmas.

 

Padrinhos

 

Para se manter presente, atuante e atualizada sobre as demandas e necessidades de todas as 17 escolas urbanas, 6 escolas rurais, 8 creches, 2 centros de educação infantil e 18 extensões ribeirinhas da Reme, a Prefeitura trabalha com uma espécie de sistema de apadrinhamento. São os assessores pedagógicos, técnicos e funcionários de educação que frequentam toda a rede.

 

Com um assessor por estabelecimento, eles conversam diariamente com os professores, funcionários, alunos, realizam relatórios, trazem as demandas e desafios de cada unidade e se consolidam como a interface necessária da Secretaria com todas as unidades da Reme.

 

Outra grande meta da administração Municipal é, a partir de uma matriz curricular diferenciada, levar a educação integral a toda a Rede Municipal de Ensino (Reme), seguir superando as metas bianuais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); garantir a universalização do ensino a toda a população, inclusive àqueles com necessidades especiais; manter-se atualizada nas melhores práticas pedagógicas; estreitar as relações com os alunos, famílias e comunidades; ampliar e estabelecer novas parcerias com o Ministério da Educação e outras instâncias federais e estaduais; aprimorar as escolas e extensões de ensino na Escola das Águas (ribeirinhas) e nos assentamentos; trabalhar políticas integradas de educação com as cidades bolivianas da fronteira; capacitar e proporcionar as melhores condições de trabalho a todos os funcionários e professores e de qualidade de ensino aos 16.456 alunos da rede.

 

Valorização

 

E como o respeito, admiração e reconhecimento do valor do professor são os pilares da administração municipal, a valorização desse profissional tão importante na vida de todos começa pelo piso. No mês de abril, a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), divulgou o ranking 2013 com as cidades que melhor remuneram seus professores. E Corumbá se mantém no topo, em primeiro lugar. Além da remuneração, Corumbá também atende integralmente o período de 1/3 da carga horária para a chamada hora-atividade para planejamento de aulas.

 

Alfabetização

 

A administração municipal trabalha para ampliar ainda mais o nível de especialização dos professores da rede municipal. Graças à adesão de Corumbá ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 172 professores da Reme já iniciaram um curso de especialização em alfabetização de 120 horas e atuarão como multiplicadores desse conhecimento em toda a rede.

 

Merenda escolar 

 

A Prefeitura de Corumbá busca enriquecer cada vez mais o valor nutricional da merenda dos alunos da pré-escola à 9ª série da Reme. São alimentos frescos vindos diretamente dos assentamentos rurais do Município que enriquecem o cardápio dos alunos com fibras, vitaminas, carboidratos, minerais e ainda faz girar a roda da economia em Corumbá. Da verba alocada à alimentação escolar, cerca de 30% é destinada à agricultura familiar local.

 

Climatização

 

Os alunos e professores dos Centros Educacionais Estrelinha Verde e Hélia Reis, já contam com o sistema de climatização. Com a meta de climatizar todas as salas de aula da rede municipal de ensino até o início do ano letivo de 2014, a Prefeitura de Corumbá garante que na sequência do cronograma, virão as demais escolas.

 

Kit escolar

 

Pensando na melhoria e no cuidado com os alunos, o novo kit escolar, que conta com um par de tênis acompanhado de um par de meias, além da mochila, camiseta do uniforme, lápis, caderno, borracha, apontador e lápis de cor para os estudantes do 1º ao 5º ano, foi entregue na volta às aulas do segundo semestre.

 

Entre as novidades aguardadas para este segundo semestre, está também o plano de reformas nas escolas urbanas e rurais, que segue junto com o processo de climatização das salas de aula que estará concluída até fevereiro de 2014, em toda a rede.

 

Missão

 

Junto com o prefeito Paulo Duarte em seguir na missão de transformar Corumbá numa cidade educadora, a secretária da pasta, Roseane Limoeiro parabeniza todos os educadores pelo dia 15 de outubro. “Vocês fazem fluir o saber, não o dado, a informação, o puro conhecimento, porque constroem o sentido para a vida das pessoas e para a humanidade. Buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e saudável para todos. Por isso, são imprescindíveis”.

Skip to content