Buscando oferecer suporte para que as crianças criem seu universo perceptivo e desenvolvam memória e auto-estima, a Prefeitura de Corumbá tem trabalhado o “Lúdico e suas possibilidades nas aulas de arte”. A atividade, que envolve 120 professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), faz parte de um cronograma de formação continuada, desenvolvido durante todo o mês de setembro pela secretaria de Educação.
“A disciplina de artes pode ajudar muito no processo de ensino-aprendizagem e resulta na inclusão e integração dos alunos na sociedade. Com a arte você trabalha disciplinas como matemática, história, língua portuguesa, pois ela é um ponto de partida”, definiu Neide Leones Pereira, psicopedagoda da secretaria de Educação.
Rosana Souza, professora na escola Municipal Cássio Leite de Barros, conta quais são suas expectativas com a disciplina. “A partir dessa formação, quero levar algo novo para o dia a dia dos meus alunos. Quero aprender e passar emoção, amor leveza e criatividade, itens essenciais para se trabalhar com a arte”, declarou a educadora.
Ribeirinhos
Pioneiro no Programa Povo das Águas, o trabalho com as artes começou lá e é aguardado por todas as crianças ribeirinhas a cada ação. “Nós começamos essa atividade na região das águas, pois identificamos uma necessidade muito grande de trabalhar o lúdico e fortalecer o aprendizado deles”, explicou Neide Leones.
Trabalhando com poucos recursos, a educadora explica que são nesses momentos que a criatividade flui ainda mais. “Às vezes, só temos uma sombra de árvore para nos reunirmos com as crianças, mas é debaixo dela que deixamos à alegria fluir. Com saias coloridas, chapéus engraçados, movimentos, ritmos, danças circulares e muita imaginação, alcançamos o resultado que esperamos: crianças mais desenvoltas, menos desinibidas e que participam o tempo todo. É esse o trabalho que eu, ‘Neidoca’ e a ‘tia Miroca’ desenvolvemos de forma positiva por lá. E nosso maior objetivo é que dê certo com as crianças daqui também”, completou.