Os educadores do Projovem Urbano da Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo fazem na quinta-feira, 10, uma visita ao Museu de História do Pantanal (Muphan), como parte das atividades desenvolvidas na formação inicial para os docentes que estão trabalhando com os integrantes do projeto naquele estabelecimento de ensino.
A visita será às 14 horas e para as assessoras técnicas da Secretaria Municipal de Educação, Luciana Ligier e Rose Zozias, tutoras do programa, vai proporcionar subsídios aos educadores para trabalhar o tema Juventude e Cultura, um dos fascículos do material didático do Projovem Urbano.
O Museu foi escolhido para a visita pelo fato de ser uma instituição que busca a valorização e o reconhecimento do patrimônio material e imaterial da região pantaneira, e dos processos sócio-históricos da ocupação humana ocorridos neste espaço geográfico, contribuindo para o fortalecimento da identidade e cidadania dos homens e mulheres que vivem no Pantanal.
O programa
O Projovem Urbano na Cyríaco de Toledo foi iniciado em setembro. Tem como proposta desenvolver a inclusão social dos jovens corumbaenses de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental. É uma ação do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, em parceria com a Prefeitura de Corumbá.
As aulas estão sendo ministradas para um grupo de 200 alunos, que buscam alcançar sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a alcançar oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.
O Projovem Urbano tem duração de 18 meses ininterruptos. Oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e ainda disponibiliza um auxílio de R$ 100,00 por mês aos alunos.