Inscrições para o Campeonato Infantil de Pesca prorrogadas até 5ª

Quem ainda não garantiu sua participação no Festival Infantil de Pesca tem até amanhã, quinta-feira para fazer inscrição na Fundação de Cultura de Corumbá. A festa está programada para domingo, 27 de outubro, das 08 às 12 horas na prainha do Porto Geral, às margens do Rio Paraguai.

 

Anteriormente, as inscrições se encerrariam nessa quarta-feira, 23, mas foram prorrogadas até amanhã, para atender as crianças, e podem ser feitas na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), localizada na Rua Praça da República, onde funciona a Fundação de Corumbá. Pela manhã, o atendimento acontece das 08 horas às 11h30, e à tarde, no período das 14 horas às 17h30.

 

O festival é uma realização da Prefeitura e, nos dois primeiros dias de inscrição, a procura foi intensa. Para confirmar presença das crianças, basta o pai ou responsável apresentar no ato, certidão de nascimento ou carteira de identidade para confirmação da idade. A inscrição custa R$ 1,00 e o evento está limitado a dois mil participantes, com idade entre sete e 14 anos.

 

Quem já garantiu presença foi a pequena Laísa Oliveira da Silva, de 10 anos. Ela não perdeu tempo e levou sua mãe para fazer a sua inscrição. “No ano passado participei pela primeira vez e adorei, por isso resolvi voltar e, quem sabe, não pesco um peixe”, disse.

 

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, o festival vem ao encontro “às ações de preservação ambiental que estamos realizando. Queremos ensinar para essas crianças que elas precisam preservar o meio ambiente”, disse, observando que, durante a competição, haverá uma equipe para “ensinar os participantes a devolver o peixe ao rio, que é seu ambiente natural”.

 

Paralelo à competição, os pequenos pescadores participarão de uma série de atividades educativas que estão sendo preparadas pela Prefeitura, com distribuição de prêmios diversos.

 

Competição

 

A competição será disputada em quatro baterias, com 30 minutos de duração cada. Todos os participantes deverão estar na prainha do Porto Geral às 08 horas para o juramento do atleta, acompanhados dos pais ou responsáveis, munidos da ficha de inscrição, do kit do festival (boné e numeração) e petrechos de pesca necessários.

 

Todos os inscritos deverão providenciar seus petrechos de pesca para participação no festival. É bom lembrar que só será permitida a utilização de vara simples de mão, tipo “caniço”, com anzol, linha e chumbada, podendo todo o material ser vistoriados a qualquer momento pelos fiscais credenciados do campeonato.

 

Será expressamente proibida a utilização de outros tipos de petrechos, bem como ajuda de terceiros durante a competição, ou mesmo o uso de boné que não seja o do kit do campeonato.

 

O vencedor do festival será a criança que capturar a maior quantidade de pescado, independente de tamanho e espécie. Cada peixe valerá um ponto e deverá ser devolvido, com vida, ao Rio Paraguai.

 

Premiação

 

A premiação aos vencedores ocorrerá logo após a apuração dos resultados no mesmo dia no local do evento. O primeiro colocado receberá um tablet de prêmio. Já o segundo e o terceiro receberão um aparelho de telefone celular smartphone e uma bicicleta, respectivamente.

Skip to content