Parceria: Corumbá terá duas salas de aula containers do Senai Educa

Corumbá recebe esta semana, duas salas de aula móveis para atender trabalhadores da parte alta da cidade com cursos de qualificação profissional. São dois containers totalmente equipados, que serão instalados na região da Nova Corumbá e atrás do complexo do poliesportivo Lucílio de Medeiros, próximo à antiga estação ferroviária, junto à estrutura do OdontoSesc.

 

A iniciativa integra o programa Senai Educa e a disponibilização dos dois containers em Corumbá fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) que, recentemente, adquiriu um total de 80 containers para ampliar o acesso aos 269 cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidas pela instituição em 46 municípios sul-mato-grossenses.

 

A informação foi repassada pelo subsecretário de Assistência Social, Nilo Corrêa. Conforme ele, “os containers vão reforçar a oferta de vagas para os cursos de qualificação profissional nos bairros, ao mesmo tempo em que descentraliza os serviços oferecidos ao trabalhador, que é uma proposta do prefeito Paulo Duarte”, destacou.

 

Com as duas salas de aula móveis, esta parceria com o Senai vai permitir reforçar ainda mais os cursos que estão sendo oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e com inscrições já em andamento. Nilo informou que estão sendo abertas 180 vagas para as áreas de Operador de Mina, Agente Ambiental de Resíduos Sólidos, Auxiliar de Recursos Humanos e Auxiliar Administrativo.

 

Para o prefeito Paulo Duarte, o programa Senai Educa em Corumbá reforça ainda mais a parceria existente entre a Prefeitura e a Fiems. “Parcerias como esta são todas bem vindas, sobre tudo quando significa melhoria de vida para a nossa população, como é o caso das qualificações profissionais”, observou.

 

Nilo informou ainda que um container será instalado no Centro de Referência de Assistência Social II (CRAS II), da Nova Corumbá, junto à praça do bairro. No local serão ofertados cursos de Operador de Mina, Agente Ambiental de Resíduos Sólidos e Auxiliar de Recursos Humanos.

 

O segundo container será ao lado da estrutura do OdontoSesc, entre o complexo poliesportivo e a antiga estação ferroviária, e vai oferecer cursos de Operador de Mina, Agente Ambiental de Resíduos Sólidos e Auxiliar Administrativo. Maiores informações poderão ser obtidas nos CRAS existentes na cidade, bem como no Senai.

 

Estrutura

 

Dos 80 containers salas de aula adquiridos para o Senai Educa, 21 têm capacidade para 40 alunos cada, enquanto 14 podem receber até 20 alunos cada, 5 vão servir de laboratórios de informática com capacidade para 16 alunos cada, outros 10 containers são multifuncionais, servindo tanto para sala de aula, quanto para laboratório, e os 30 restantes são almoxarifados.

 

“Por meio dessa nossa nova ferramenta de qualificação, vamos criar uma base regional de mão de obra capacitada e esse estoque de profissionais vai suprir as necessidades das indústrias instaladas no Estado”, declarou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Skip to content