Prefeito participa de lançamento do material de apoio pedagógico do PNAIC

O prefeito Paulo Duarte participou na noite dessa segunda-feira, 15, do lançamento do material de apoio didático pedagógico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O encontro, que reuniu 160 professores alfabetizadores, aconteceu no Centro de Promoção Humana e Ambiental Padre Ernesto (Cenper), com o objetivo de oferecer subsídios para o melhor aprendizado dos alunos.

 

“Nós percebemos que os materiais pedagógicos possuem suas próprias limitações, principalmente com relação ao Município, ao regional. A partir disso, começamos um estudo e construção desse conteúdo, seguindo a proposta de alfabetização e letramento”, explicou a coordenadora do PNAIC em Corumbá, Maria do Carmo Provenzano. “Esse material será entregue às escolas e cada turma receberá um acervo, construindo uma biblioteca acessível a crianças e professores na própria sala de aula”, completou.

 

Durante o encontro, foi feita uma entrega simbólica de três lousas digitais, que permitirá ao professor dinamizar as suas aulas, com maior interação no uso de multimídias, imagens e navegação na internet. O recurso, que facilitará a utilização de slides, criar e empregar jogos educativos e atividades interativas, foi adquirido com o recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC). Entregue a 12 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), o aparelho beneficiará um total de 10 mil crianças.

 

E como a noite foi para homenagear também os profissionais da educação, o prefeito Paulo Duarte, estreando a lousa digital, fez uma pequena homenagem aos profissionais da educação: “Não existe país forte e desenvolvido sem professor(a)”, escreveu o chefe do Executivo.

 

Em sua fala, o prefeito reafirmou o compromisso da Administração Municipal com a educação. “Todas as profissões derivam da profissão de fé que é a do professor. Muito mais do que um legado de obras físicas, que obviamente são importantes, quero deixar um legado para as pessoas, com um investimento na educação, efetivamente tornando tudo aquilo que eu tenho dito, em atitudes concretas”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

 

A secretária de Educação Roseane Limoeiro agradeceu destacou os investimentos da Administração Municipal na área. “Temos que agradecer o prefeito Paulo Duarte por colocar a Educação como prioridade em seu governo. Sou muito grata ao prefeito por ele estar fazendo inovações dentro do setor”, continuou.

 

 

De acordo com a secretária, hoje o professor almeja trabalhar na Rede Municipal de Corumbá porque sabe a valorização que acontece aqui. “Ele fica mais tranquilo dentro de sala de aula, com um bom salário, com qualificação profissional e uma estrutura cada vez melhor. É isso que o professor busca. E a Secretaria de Educação apóia o professor para que ele possa desenvolver seu trabalho com melhor qualidade”, concluiu Roseane.

 

 

A noite de apresentação do material de apoio didático pedagógico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa contou ainda com a reapresentação de algumas músicas do projeto “Canto, Encanto e Aprendo”, da escola Municipal Ângela Maria Perez. A atividade, que deu vida, cor e dança a aventura de “Noé” com sua arca e os animais que ele salvou do dilúvio, homenageou também o centenário de Vinicius de Moraes.

 

PNAIC

 

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

 

 

Skip to content