Pantanal Extremo atrai até campeões sul-americanos de orientação

Com participação de 70 atletas, a corrida de orientação disputada em duas etapas em Corumbá, como parte do Pantanal Extremo, atraiu até campeões sul-americanos, os gaúchos Cléber Barato e Mirian Ferraz Pasturiza, de Santa Maria. Eles vieram à cidade especialmente para participar da prova e se destacaram tanto na etapa de sábado à noite, no centro histórico de Corumbá, e neste domingo pela manhã, no Clube de Subtenentes e Sargentos de Corumbá.

 

“Podem os afirmar que esta prova em Corumbá está reunindo os melhores atletas da modalidade. Temos campeões brasileiros e sul-americanos presentes aqui. Pelo menos os quatro melhores estão participando”, destacou Lucio Brandão Leal, presidente da Federação de Orientação de Mato Grosso do Sul, que organizou a disputa.

 

“Além de termos os melhores aqui, estão presentes também o campeão dos Jogos de Natureza, disputado em 1.999, o J. Maurício, como também os dois campeões dos Jogos de Aventura de 2004, masculino e feminino, o casal Gilmar e a Elisete Steffler”, completou.

 

E foi justamente J. Maurício, do Distrito Federal, o primeiro a cumprir o percurso da manhã de hoje, de 6.400 metros, com trilhas dentro de mata fechada, inclusive, com o tempo de 1h18. O segundo foi Gilmar Steffler. A competição foi disputada por 53 homens e 17 mulheres.

 

Ainda pouco difundida em Corumbá, a corrida de orientação é uma competição que exige muito da mente e do corpo da pessoa. “É preciso ser bom de corrida e saber interpretar o mapa. Por isso é preciso ter raciocínio rápido, concentração total”, ressaltou Brandão, lembrando que no Estado, cerca de 600 atletas competem nesta modalidade e, no Brasil, 20 mil estão inscritos na Confederação Brasileira.

Skip to content