Pantanal Extremo coloca Corumbá no mapa dos esportes de aventura do país

O forte sol e as altas temperaturas se mantiveram em Corumbá até início da tarde deste domingo, 24 de novembro, quando ocorreu a cerimônia de premiação e encerramento do “Pantanal Extremo – Jogos de Aventura”. O evento esportivo foi realizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá entre os dias 21 e 24 de novembro, período quando cerca de 500 atletas competiram em seis modalidades, movimentando a cidade em terra, água e ar.

 

A cidade pantaneira foi escolhida para a realização do primeiro Campeonato Brasileiro de Race Maratona de Stand Up Paddle. Ivan Floater, presidente da Associação Brasileira de Stand Up Paddle (Absup), comentou como foi a experiência de competir em pleno Pantanal.

 

“O desafio é muito maior quando você está dentro do Pantanal porque uma coisa é você imaginar que vai te rum ambiente hostil onde você coloca em risco sua integridade física, porém quando você chega no Pantanal percebe que há uma natureza te contemplando e feliz de você estar ali dentro. Parece que ela tem tudo a ver com o stande up paddle que é um esporte com o qual a pessoa pode contemplar o que está ao redor dela”, frisou.

 

Esse ambiente propício para os esportes de aventura que encantou aos competidores de todo o Brasil é um fator que exige muito empenho da organização devido à grande logística envolvida, conforme explica o coordenador do Pantanal Extremo, Rodrigo Terra.

 

“É muito complexo mesmo, mas foi extremamente positivo devido à logística e ao tamanho do evento. Havia provas acontecendo simultaneamente em pontos diferentes da cidade, modalidades que possuíam várias categorias. Evidentemente por ser um evento tão grandioso tivemos erros e os corrigiremos para a próxima edição e vamos reforçar o que deu certo”, avaliou ao afirmar que novas modalidades estão sendo estudadas para integrar o quadro de competições, assim como o maior número de atletas.

 

Extremamente positivo

 

Na avaliação do prefeito Paulo Duarte que, inclusive participou das atividades de maratona aquática, voo livre e stand up paddle, o Pantanal Extremo cumpriu com sua proposta tanto no âmbito externo como no interno.

 

“Conseguimos fazer com que Corumbá fosse vista no Brasil e em parte do mundo com grande orgulho. Com todas as dificuldades que temos, e as pessoas virem aqui falarem de forma positiva da nossa cidade nos causa felicidade. As pessoas ficaram maravilhadas com o que viram e isso é muito importante, nos fortalece e dá a certeza que estamos no caminho certo. Corumbá precisa fortalecer o Turismo como uma fonte de geração de emprego e de renda. É isso tido de Turismo com o qual as pessoas cuidam, contemplam a natureza é que a gente quer”, disse ao falar do público que o evento atraiu para a cidade.

 

Já quanto aos benefícios para a população, o prefeito explicou que ela desfrutou muito mais do que a interação com o evento. Paulo Duarte destacou, por exemplo, a revitalização do Parque Maria Gattas.

 

“Foi um evento para mostrar Corumbá de forma positiva, mas com a população participando. Recuperamos alguns pontos que estavam esquecidos pela população de Corumbá como o Parque Marina Gattas. Vamos, agora, mantê-lo para que a população corumbaense possa utilizar tanto em competições de ponta e até mesmo apenas no incentivo do esporte, principalmente em contato com a natureza”, comentou ao afirmar que a reforma total do parque acontecerá em breve.

 

O prefeito Paulo Duarte aproveitou a cerimônia de encerramento para reafirmar a continuidade do evento em 2014, bem como anunciar a provável data de realização, entre os dias 06 e 09 de novembro.

 

Veja o quadro de classificação das modalidade e suas respectiva categorias premiadas neste domingo, 24 de novembro:

 

MOUNTAIN BIKE (ciclismo)

Categoria Open (masculino)

Alex Alves ferreira  (Goiás)

Álvaro Herrera Soliz (Puerto Suárez)

Paulo Ruvete Faro Filho (Corumbá)

Categoria feminino

Luciene Ferreira da Silva (Pindamonhangaba)

Adriana Severian Faria Lima

Cristhyane Loureiro Leites (Dourado)

Categoria Elite

Gesiel Nunes Lima

Magno Prado Nazaret (Pindamonhangaba)

Ever lajandro (Montero/Santa Cruz-Bolívia)

Master A

Anderson Luiz de Carvalho (Anastácio)

Wanderlei da Silva Santos (Anastácio)

Heverton Menezes (Dourados)

Master B

Cleide Ferreira Reis Casagrande

Marcos Correa Rosa

Alexandre Martins

 

 

STAND UP PADDLE

Race 12’6’’ Masculino

Luiz Carlos Guiga (SP)

Paulos dos Reis (SP)

Mário Cavaco (SP)

Race 12’6’’ Master

América Pinheiro (RJ)

Marcelo Lins (SP)

Aloysio Alves (ES)

Race 12’6’’ Super Master

Neon Matos (SP)

Jorge Maria Vilas Boas (BA)

Race 12’6’’ Feminino

Barbara Brazil (BA)

Mônica Pasco (SP)

Lena Guimarães (RJ)

Race 14’

Claudio Chain (SP)

André Luiz Barros (BA)

Álvaro de Oliveira (MG)

Fun Race

Diogo Lemos (MS)

Everson Ary (SP)

 

 

CORRIDA DE ORIENTAÇÃO

Masculino

Leandro Pereira Pasturiza

Juscelino Alencar Karnikowski

Cleber Baratta Vidal

Feminino

Miriam Feeraz Pasturiza

Francielly de Siqueira Chiles

Elaine Dalamres Lenz

Skip to content