Pantanal Extremo vai capacitar alunos da UFMS e profissionais da Prefeitura

Além de explorar o potencial esportivo do Pantanal corumbaense, divulgar mundialmente as belezas naturais da região e permitir a interação entre a comunidade local e alguns dos melhores atletas do País, o Pantanal Extremo – Jogos de Aventura também vai promover a capacitação de profissionais da Prefeitura de Corumbá e alunos do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

E a etapa de qualificação profissional dos Jogos de Aventura começa já nesta quinta-feira, 21, quando mais de 60 pessoas participam do curso de arbitragem na modalidade Maratona Aquática. A capacitação será ministrada por profissionais da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e continua até a manhã da sexta-feira, dia 22. As aulas acontecem na Unidade III do CPAN, na antiga Alfândega, no Porto Geral de Corumbá.

 

No mesmo local, mas no sábado, 23, acontece o curso “Conhecendo a modalidade Orientação e suas regras básicas”. A atividade, coordenada pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO), começa às 8 horas e vai reunir mais de 40 pessoas. E a programação do Pantanal Extremo ainda envolve alunos da Rede Municipal de Educação (Reme).

 

Na quinta-feira, às 15 horas, os estudantes passam por uma atividade de vivência na modalidade canoagem no Parque Marina Gattass. O trabalho se repete na sexta, às 9 horas, com outro grupo de estudantes. Na noite do dia 21, a professora doutora Gisele Maria Schwartz realiza uma palestra na sede do Sindicato Rural de Corumbá, localizado na avenida General Rondon.

 

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo, a professora tem Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista (2004), com Pós-Doutorado na Université du Québec à Trois-Rivières- Canadá e Visiting Fellow na University of Birmingham-Reino Unido (2013).

 

Professora adjunta na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a palestrante atua no Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade, linha de pesquisa Estados Emocionais e Movimento e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, linha de pesquisa Tecnologias, Corpo e Cultura, atuando, principalmente, com os seguintes temas: psicologia do lazer, atividades de aventura, ambiente virtual, e-tourism, educação física, atitude e conduta lúdicas, gestão da informação sobre lazer.

Skip to content