Celebração do Dia Nacional da Juventude acontece domingo no Porto Geral

O Dia Nacional da Juventude será celebrado no próximo domingo, 15 de dezembro, com um grande evento no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora e no Porto Geral, às margens do Rio Paraguai, a partir das 14 horas. A programação está a cargo da Diocese de Corumbá em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com coordenação da Gerência de Politicas para a Juventude da Casa da Cidadania.

 

A programação do Dia Nacional da Juventude será aberta com uma celebração eucarística no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, seguida de uma caminhada até o Porto Geral, que será palco de shows e apresentações culturais. Uma das atrações será a Banda Ação e Cidadania, de Campo Grande.

 

A data tem por finalidade celebrar a vida, esperança, conquistas, realidades e sonhos da juventude nas suas múltiplas expressões. O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

 

O DNJ é o principal evento da Juventude e acontece em todo o país. Foi pensado como um dia em mutirão, planejado antecipadamente, com a divisão de tarefas bem definida e uma boa avaliação ao final. O período de existência do DNJ tem sido um tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte.

 

Este ano, a data ganha ainda mais ênfase por conta do espaço dedicado ao jovem no Brasil. Além da Jornada Mundial da Juventude, que reuniu milhares de jovens no Rio de Janeiro, a Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema a “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). 

Skip to content