Diretores da REME conhecem calendário 2014 e sistema de matrícula digital

Diretores das escolas e dos centros de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Corumbá se reuniram na tarde desta terça-feira, 10 de dezembro, no auditório da Prefeitura Municipal de Corumbá, onde participaram de um encontro de encerramento do ano letivo 2013. Além de fazerem um balanço do ano transcorrido, eles previram ações para 2014.

 

Reafirmando o forte laço de sua gestão com o setor da Educação, o prefeito Paulo Duarte fez a abertura do encontro, momento quando aproveitou para agradecer aos gestores das unidades educacionais o empenho durante este ano letivo.

 

“Quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos pelo papel que vocês desempenham em nossa sociedade. Reforçar essa relação de respeito, de lealdade, pois acredito que, somente através da Educação, é que teremos uma sociedade melhor. Sabemos que temos um grande desafio, muitas coisas a serem cumpridas, mas começamos com a garra e vontade que percebo em cada um de vocês”, disse o chefe do Executivo que ainda destacou como fundamental a participação cada vez mais efetiva da família na escola.

 

“Alguns pais querem delegar a vocês o papel deles, que é de educar. Temos que acabar com essa terceirização da Educação, trazendo cada vez mais a família para junto da escola”, observou ao pontuar novamente que a Educação é ponto primordial de sua gestão.

 

“O que adianta uma cidade toda asfaltada se ela tem muitos problemas, como por exemplo, os altos índices de violência? Acredito que a solução para isso passa por esse investimento, que não aparece em placas, em obras”, argumentou ao se referir às ações desenvolvidas junto à Secretaria de Educação.

 

Logo após a fala do prefeito, a diretoria da escola municipal Luiz Feitosa Rodrigues, Tânia Regina Giacometti, fez questão de fazer uso da palavra para frisar a presença do prefeito Paulo junto à comunidade escolar da cidade. “Somente em nossa escola, este ano, ele esteve por três vezes e eu nunca vi isso antes durante 24 anos como servidora pública da Educação”, disse ao ouvir de resposta do prefeito que ele irá, em 2014, intensificar as visitas nas unidades escolares.

 

Para a secretária municipal de Educação, Roseane Limoeiro, o ano letivo de 2013, primeiro da gestão Paulo Duarte, teve um saldo bastante positivo com a continuidade do Professor por Excelência, da adesão a programas como o PNAIC (Programa Nacional da Alfabetização da Idade Certa), além dos investimentos como a climatização das unidades escolares.

 

“Programas e projetos desenvolvidos mostraram o quanto a escola tem avançado e como a credibilidade da escola municipal tem aumentado. Estamos colhendo bons frutos, tivemos a realização da 1ª Olimpíada de Matemática, da Olimpíada da Língua Portuguesa, o PNAIC, ações que fortaleceram a formação continuada dos professores. Vimos eles aplicarem tudo aquilo que traziam dos cursos, se empenhando no estudo”, frisou.

 

Copa e Matrícula Digital

 

Durante a reunião, os professores também conheceram o calendário letivo 2014 que prevê a elaboração de aulas programadas para os períodos vespertino e noturno nos três dias quando a seleção brasileira terá partidas na primeira fase da competição mundial.

 

“Nas aulas programadas, o professor tem um projeto para a elaboração de trabalhos que serão entregues no dia seguinte. Isso tudo conforme a carga horária de uma aula habitual”, ressalcou a secretária ao reforçar que a adaptação não trará prejuízo para os alunos.

 

Na segunda fase, caso o Brasil se classifique, apenas um dia letivo coincidirá com a data de um dos jogos e para ele será adotado o mesmo sistema de aula programadas. As demais partidas deverão, segundo o calendário escolar, ocorrer em época de férias, durante o mês de julho.

 

Outro ponto apresentando é com referência à matrícula digital, procedimento que será necessário para o ingresso de novos alunos na REME. Mais detalhes sobre como devem agir os pais ou responsáveis serão divulgadas nos próximos dias pela Secretaria Municipal de Educação.

 

Atualmente, a REME conta com cerca de 16 mil estudantes e 1,5 mil servidores.

Skip to content