Olimpíada distribui prêmios e aguça gosto nos alunos da REME pela matemática

Uma educação lúdica e mais próxima do aluno, contextualizada à realidade local e aplicada à vida cotidiana: foi com esse objetivo que a prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu neste ano a 1ª Olimpíada Municipal de Matemática.

 

O concurso envolveu 4 mil alunos e 36 professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), da 6ª à 9ª séries de escolas urbanas e rurais, e foi dividido em quatro etapas, ao longo dos quatro bimestres, com provas corrigidas por banca corretora composta por mestres da rede pública, particular e acadêmica.

 

A solenidade de premiação foi realizada nesta terça-feira, 10, no Centro de Promoção Humana e Ambiental Padre Ernesto (Cenper) e contou com a presença do prefeito Paulo Duarte; da secretária de Educação, Roseane Limoeiro; da coordenadora-geral da Olimpíada, Luciana Ligier; e dos professores de Matemática Frederico Assad Malta (Fred, da ENAM – Escola Neusa Assad Malta); e Cleston Alexandre, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Câmpus Pantanal).

 

A novidade é que não só os alunos com melhor desempenho foram premiados, mas também os professores dos alunos primeiro e segundo colocados e as escolas com melhor desempenho ao longo do processo. Os alunos ganharam videogames Playstation (1º lugar), máquinas fotográficas digitais (2º lugar); os professores faturaram notebooks e as escolas, computadores com impressoras.

 

O prefeito exaltou a organização do evento e disse que a administração municipal continuará apostando na inovação para aproximar a educação cada vez mais dos alunos. “Continuaremos arriscando, quebrando paradigmas, fazendo da educação algo lúdico, bacana, trabalhando o raciocínio lógico, estimulando a criança e o adolescente a pensar. Tenham em mim um parceiro nesse sentido”, disse.

 

“O conhecimento é a única coisa na vida que quando mais a gente dá, mais a gente tem. E a educação é algo que ninguém tira de vocês. Aliás, bem mais importante do que aquilo que vocês vão ter é aquilo que vocês vão ser. E isso vocês alcançarão por meio da educação”, acrescentou o prefeito, se dirigindo diretamente a uma plateia de dezenas de alunos da 6ª à 9ª séries de algumas escolas da REME.

 

Em seu discurso, a secretária Roseane Limoeiro elogiou a disposição do prefeito em inovar e “fazer o aluno entender a delícia que é estudar matemática”. E novamente destacou o fato de estar sendo coerente com sua proposta de priorizar a educação em sua administração.

 

O Chefe do Executivo disse que momentos como este reforçam a importância de sempre ‘olhar para a educação como um todo’. “Por isso que estamos investindo, por exemplo, na reforma da infraestrutura elétrica das escolas da REME, para que até o final do primeiro semestre de 2014 todas as salas estejam climatizadas e isso influencie na melhoria da qualidade da educação dos nossos alunos.

 

Ao todo serão mais de 700 aparelhos de ar condicionado”, informou Paulo. “E estamos fazendo isso com recursos próprios, pois acreditamos que essa geração será melhor do que a nossa e a dos nossos pais foi. E será graças à educação”, acrescentou.

 

Vencedores

 

Segue a lista dos alunos contemplados com os prêmios pelo bom desempenho: 

Josiel de Oliveira Coelho (E.M.R. Paiolzinho) – 1º lugar; Lucivani da Silva Soares (E.M.R. Paiolzinho) – 2º lugar; Rosiany Virgínia de Souza (professora e orientadora) e Rosa Maria da Silva (diretora da escola); Tereza Ortega (E.M. Cássio Leite de Barros) – 1º lugar; Jucimara Vilalva Guedes (E.M. José de Souza Damy) – 2º lugar; Rosiany Virgínia de Souza (professora e orientadora) e Clarice Ortiz de Jesus (diretora da escola); Lucas Conceição de Moraes (E.M. Barão do Rio Branco) – 1º lugar; Gabriel dos Santos Louveira (E.M. Barão do Rio Branco) – 2º lugar; Jônese Inácio Cavassa (professor orientador) e Genilson Canavarros de Abreu (diretor da escola); Luiz Felipe Neves (E.M. Pedro Paulo de Medeiros) – 1º lugar; Luiza Quevedo Nascimento (E,M. Cássio Leite de Barros) – 2º lugar; Roselene Moreira (professora e orientadora) e Tania Maria da Costa Guimaraes (diretora da escola).

 

Parabéns a todos!


Skip to content