Para fortalecer integração, Prefeitura forma professores em Língua Espanhola

No ano letivo de 2013, mais de 700 alunos bolivianos, ou filhos de bolivianos, foram matriculados na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá. No território brasileiro, essas crianças e jovens buscam um ensino de qualidade, além de maior conhecimento da cultura, história e cotidiano local. E para facilitar esse processo de integração, a Prefeitura formou em 2013 mais 38 professores da Reme em Língua Espanhola.

 

O curso, oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Educação, ocorreu entre os meses de abril e novembro, atendendo duas turmas: Espanhol Básico I, com 18 alunos; e Espanhol Básico II, com 20. O principal objetivo do projeto foi enriquecer o vocabulário e a fluência na língua estrangeira, tanto na comunicação oral como na compreensão auditiva através de aulas multimídia, debates sobre temas atuais, filmes e leitura de textos.

 

“Esse projeto demonstra o respeito com o ser humano e com a política de integração que defendemos junto aos irmãos bolivianos”, afirmou o prefeito Paulo Duarte durante a formatura da turma, realizada na noite dessa quinta-feira, 05, no auditório do Espaço Educacional. “Você, professores, são exemplos de perseverança, de vontade de aprender para melhorar a qualidade do ensino em nossa cidade”, disse o chefe do Executivo municipal aos formandos.

 

“Precisamos, cada vez mais, tornar a escola um local atrativo para crianças e jovens. Não existe mudança perene, duradoura, verdadeira, que não seja através da Educação. Ela tem o poder de transformar Corumbá e as cidades irmãs da fronteira em lugares ainda melhores para a população. Por isso sinto muito orgulho de ter vocês na Rede Municipal de Ensino. Cada um de vocês faz parte desse processo de mudança”, completou Paulo Duarte.

 

“Foi uma grande felicidade para mim, como professora, acompanhar e pertencer a esse grupo que se esforçou tanto para chegar a esse momento”, comentou a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, destacando ainda a vontade política da Administração em transformar a Reme em referência de ensino em Mato Grosso do Sul.

 

“E isso começa pela capacitação dos professores e melhorias na estrutura de trabalho das escolas do Município. Nossos esforços conjuntos é que vão colaborar para que o ensino seja cada vez mais qualificado em nossa cidade”, finalizou a secretária. O subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Correa, também participou da solenidade de formatura.  

Skip to content