Corumbá ganha moderno espaço de esporte e cultura no segundo semestre

A comunidade do Jardim dos Estados e bairros vizinhos vai poder celebrar, a partir do segundo semestre deste ano, a conquista do maior espaço de esporte, lazer, cultura e de atividades sociais da região pantaneira, com a conclusão das obras da Praça de Esportes e da Cultura que a Prefeitura está construindo na parte alta da cidade. As obras estão em fase adiantada e a previsão é que seja concluída em agosto e inaugurada em setembro, quando a Cidade Branca completa 236 anos de fundação.

 

No início da tarde de hoje, quinta-feira, o prefeito Paulo Duarte fez uma visita ao canteiro de obras e considerou o andamento dos serviços como um exemplo de cumprimento de prazo de um cronograma estabelecido no início de sua implantação. “Criamos um grupo vinculado ao Gabinete para acompanhar andamento das obras, programas e serviços da Prefeitura. No entanto, eu vou continuar visitando nossas obras, programas, para acompanhar o andamento dos serviços e, esta obra, é um exemplo do cumprimento de prazo”, disse, enquanto observava um grupo de 45 pessoas trabalhando no local.

 

O prefeito foi informado pelos responsáveis pela obra de que o cronograma está adiantado em pelo menos 40 dias. A empresa responsável acelerou os serviços já prevendo o período de chuvas, para que esteja com a moderna praça concluída em agosto, antes do mês de aniversário da cidade.

 

Sobre o empreendimento, Duarte foi taxativo ao afirmar que a região sul da cidade está ganhando “o maior espaço para práticas de atividades esportivas, lazer, cultural e social de Corumbá. É uma obra que, com certeza, vai transformar esta região, valorizar a parte alta, beneficiando uma grande parcela da população corumbaense”, salientou, já prevendo sua inauguração no aniversário de Corumbá, em 21 de setembro.

 

Hoje, os trabalhos estão concentrados na conclusão da laje do prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na cobertura metálica da quadra de esportes e parte interna do auditório que integra o prédio principal do complexo, que terá ainda outros equipamentos, como uma biblioteca. Este setor, aliás, já está com a cobertura concluída, assim como as instalações hidráulicas.

 

Um grande complexo

 

A construção da praça faz parte de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A estrutura faz parte de um projeto desenvolvimento pelos Ministérios da Cultura; Esportes; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Justiça; Trabalho e Emprego, e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

O complexo esportivo e cultural do bairro Jardim dos Estados será um dos maiores e mais modernos centro de esporte, lazer, cultura e de atividades sociais de Corumbá. Será dotada de equipamentos importantes para atividades sociais de saúde, educação e segurança pública, tudo isto em uma área ao lado da Creche Municipal Maria Benvinda Rabello, e também do Centro de Convivência dos Idosos.

 

O moderno equipamento vai integrar em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em regiões com vulnerabilidade social.

 

A praça está sendo edificada em uma área de 11.400 m², com edificação multiuso com cinco pavimentos, dispostos em uma quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, CRAS, salas de aula, salas de oficina, telecentro, sala de reunião, biblioteca, cineteatro/auditório com 48 lugares, campo de futebol, quadra de esportes descoberta, pista de caminhada, entre outros.

 

O campo de futebol terá as medidas mínimas exigidas pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) para ser considerado oficial. Serão 90 metros de comprimento por 45m de largura. Outro destaque ficará por conta da pista de caminhada com 750 metros de extensão (calçada com acessibilidade), do lado externo da praça. 

Skip to content