Fórum de Turismo da região do Pantanal define formato do mapa turístico

O Pantanal Sul vai ganhar mapa turístico esquematizado pelos cinco municípios que compõem o Fórum Regional de Turismo do Pantanal, Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Anastácio, e que está de acordo com a politica estadual de turismo e as novas diretrizes do Programa Nacional de Regionalização do Turismo.

 

O material trará além das famosas cidades pantaneiras, informações sobre as estradas de acesso ao Pantanal sul-mato-grossense, serviços de apoio ao turista, serviços de segurança e fiscalização, principais rios do pantanal, localização dos polos turísticos pantaneiros, dentre outros elementos com uma linguagem de pictogramas de padrão internacional, facilitando a chegada do turista ao Pantanal de Mato Grosso do Sul, orientando a sua locomoção nos 70 mil km² do território pantaneiro.

 

Segundo a Presidente do Fórum da Região do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, o mapa é um antigo pleito da região “e uma ferramenta estratégica para atender aos turistas que chegam ao Pantanal Sul, bem como na promoção do turismo regional em níveis nacional e internacional” afirmou.

 

Com tradução em três idiomas, português, inglês e espanhol, a intenção do grupo é se apropriarem das novas tecnologias de informação, como o QR Code de cada município pantaneiro. O uso do código pelos municípios possibilitará que o turista, ao fotografar o QR Code com o smartphone ou com o tablete, tenha acesso às informações, serviços e produtos turísticos da cidade pantaneira que pretende visitar, tais quais: mapa da localidade, endereços e telefones de equipamentos turísticos, como bares, restaurantes, empresas de receptivo, parques, hotéis e pousadas, igrejas e museus, dentre outras informações.

 

Hélènemarie informou ainda que a arte gráfica e a impressão do mapa estão sendo pleiteadas pelo Fórum junto a Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR/MS), ao SEBRAE/MS e as demais instituições de fomento para o setor e governamentais do Estado.

 

O assunto foi tratado durante a última reunião do Fórum realizada no Centro de Convenções do Pantanal “Miguel Gómez”, em Corumbá. O encontro contou com a presença de secretários e dirigentes de turismo das cidades que integram o organismo, além dos técnicos de turismo do estado, o Instituto EKKOBrasil e representantes dos Conselhos Municipais de Turismo dos municípios da Região do Pantanal. A próxima reunião do Fórum Regional de Turismo do Pantanal será realizada na cidade de Aquidauana no dia 19 de março de 2014.

Skip to content