Criada comissão para discutir proposta relacionada à pesca esportiva

A temporada de pesca será aberta neste sábado, 1º de março, na região pantaneira e Corumbá intensifica os entendimentos com proprietários de barcos hotéis, para discutir uma proposta do prefeito Paulo Duarte, voltada à preservação ambiental. O trabalho será por uma comissão criada esta semana, em atendimento a uma orientação do Chefe do Executivo corumbaense.

 

A ideia é estimular os proprietários dos barcos hotéis que trabalham na área da pesca esportiva, a aderirem medidas de conservação ambiental. Em troca, a Prefeitura poderia reduzir o ISS em até 50%. A criação da comissão foi tratada durante uma reunião da equipe da Fundação de Turismo do Pantanal junto com membros do Conselho Municipal de Turismo.

 

Ao fazer a proposta, o prefeito destacou que “a ideia é incentivar a vinda de turistas para praticar a pesca esportiva na região pantaneira, consumir o peixe aqui mesmo e não transportar o produto para outras regiões do Brasil, fomentando as boas práticas para um Turismo Sustentável”.

 

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o “turismo sustentável é aquele que atende, simultaneamente, às necessidades dos turistas e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro. É um condutor ao gerenciamento de todos os recursos, de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida”.

 

Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo, “atitudes como esta para maximizar a forma de pensar e fazer o turismo local é estratégica para avançar na competitividade e no desenvolvimento do destino turístico Corumbá, especialmente por meio de uma série de práticas e cuidados para garantir que as atividades gerem cada vez mais benefícios hoje e amanhã para todos os envolvidos”.

 

A comissão estabelecida para dialogar e apresentar uma proposta para o Prefeito Paulo Duarte foi eleita na terceira reunião ordinária do COMTUR realizada quinta-feira, 27, no Centro de Convenções do Pantanal. Fazem parte da comissão João Venturini Jr., representante do Comitê Gestor da Estrada Parque Pantanal; Joice Carla Santana, representante da ACERT; Odila Maria Silveira Gonçalves, representante dos polos turísticos de Albuquerque e Morrinho; Vital Miguéis, representante das transportadoras turísticas, e a Fundação do Meio Ambiente do Pantanal. João Venturini foi convidado pela comissão para colaborar nas primeiras discussões. A primeira reunião da comissão acontecerá no dia 11 de março, às 16 horas, na Fundação de Turismo.

 

Na reunião ordinária também foram tratadas as pautas sobre a participação de Corumbá na FEIPESCA/2014, que ocorrerá de 21 a 23 de março em São Paulo; a realização do III Festival Gastronômico das Américas – FEGASA; e sobre a participação dos empresários do setor de restaurantes no Programa Mais Sabor, realizado pela Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares-ABRASEL/Nacional.

Skip to content