Estimular o desenvolvimento adequado das crianças de 0 a 3 anos que passam a maior parte do seu tempo em berçários e creches, que apresentem ou não alterações no desenvolvimento motor, é um dos principais objetivos do projeto que está sendo desenvolvido em Corumbá, nos 11 centros de educação infantil e creches mantidas pelo Município.
O projeto Estimulação do Desenvolvimento Infantil nos CEIs da Rede Municipal de Ensino está sendo aplicado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde. Está sendo coordenado pelo Centro Multiprofissional de Apoio ao Desenvolvimento Infanto-Juvenil (CMADIJ), e visa ainda qualificar coordenadores, professores, auxiliares e as atendentes dos centros de educação e das creches, de maneira adequada nas questões de posicionamentos, estímulos, exercícios e materiais, de forma lúdica e prazerosa, podendo também se estender para familiares.
O projeto foi elaborado pela fisioterapeuta do CMADIJ, Thais Regina Maria de Freitas, e sua execução é em conjunto com a equipe técnica do Centro Multiprofissional, como forma de estimular bebês e crianças, promovendo seu desenvolvimento neurológico, psíquico e motor adequados.
Segundo a gestora do CMADIJ, psicóloga e pedagoga Sabah Robban, neste primeiro semestre, as atividades (avaliação e intervenção) acontecem uma vez na semana e envolvem todas as crianças matriculadas nas unidades.
O projeto já foi iniciado no dia 12 de fevereiro de 2014 e já atendeu os centros de educação infantil Catarina Anastácio da Cruz, Rosa Josetti, Maria Candelária, Valódia Serra, Inocência Cambará, Hélia Reis e Maria Benvinda Rabelo.
Concluindo esta primeira fase do projeto em todos os centros infantis e creches, será feita uma avaliação, para verificar o desenvolvimento psicomotor e motor de cada criança de acordo com a idade cronológica. Os que não estiverem serão encaminhados para atendimento de fisioterapia no CMADIJ.