Prefeitura levanta índice de infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade

A Prefeitura iniciou nessa segunda-feira, 10, o segundo ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) para detectar a incidência de infestação do mosquito transmissor da dengue na região urbana de Corumbá. O trabalho está sendo executado pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde e vai até quarta-feira, 12 de março.

 

O LIRAa é considerado de extrema importância para estabelecer as ações de prevenção e combate da doença na cidade. No primeiro ciclo, em janeiro, o levantamento apontou uma incidência de infestação de 4,63% na cidade, acima do aceitável pelo Ministério da Saúde que é de até 1,0%.

 

O levantamento está ocorrendo por amostragem. Estão sendo visitados os bairros Arthur Marinho, Cervejaria, Dom Bosco, Generoso e Centro 1 (resultado da divisão do bairro Centro para fins de amostragem para o LIRAa, estendendo-se dos limites da Rua Edu Rocha até a Rua Antonio Maria), chamado de estrato 1.

 

No estrato 2 a pesquisa acontece nos bairros Beira Rio, Centro 2 (da Rua Antonio Maria à Rua Albuquerque), Maria Leite, Universitário, Industrial e Previsul.

 

Já no estrato 03, os bairros trabalhados são Centro América, Cristo Redentor (composto por: Vitória Régia, Cristo Redentor e Cravo 1, 2 e 3), Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha e Guatós.

 

No estrato 04, os agentes estão os bairros Aeroporto, Guarani, Jardim dos Estados, Nova Corumbá e Popular Nova.

 

Nas novas primeiras semanas epidemiológicas de 2014, já foram notificados 272 casos suspeitos de dengue. Três foram confirmados e um está em investigação. 

Skip to content