Levantamento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, constatou que 87% dos alunos estão concluindo os cursos realizados na área urbana do Município, como do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, na modalidade Brasil sem Miséria. O resultado é maior ainda na área rural que apontou um índice de 98%.
Segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Ulle, o resultado alcançado é fruto das constantes ações, visando ampliar a inclusão produtiva e o fortalecimento da população economicamente, garantindo o acesso dos beneficiários da Assistência Social aos cursos profissionalizantes, entre eles os oferecidos pelo Pronatec, melhorando a renda familiar.
O Pronatec tem sido desenvolvido na cidade de forma articulada, envolvendo todo o Poder Executivo, o que tem permitido inserir os corumbaenses ao mundo do trabalho, após qualificação dessa mão-de-obra com formação técnica e continuada, balizada pelo Sistema “S” (SENAI, SENAC e SENAR).
Uma equipe da Assistência Social tem desenvolvido um trabalho de monitoramento dos cursos, inclusive com visitas domiciliares, para acompanhar os inscritos nas aulas, desde o início até a conclusão do processo de qualificação. Na área urbana constatou-se uma evasão de apenas 9%, e um percentual positivo de 87% de alunos que concluíram os cursos nas mais diferentes áreas.
Além do alto índice de conclusão e a baixa desistência, Corumbá tem se destacando no ranking estadual. Em 2013, ficou em primeiro lugar com 1.923 alunos matriculados. Agora em 2014, estão previstos mais cursos para 1.645 vagas, com sete deles iniciando agora em abril, beneficiando cerca de 175 pessoas.
A prioridade são as pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família com 70% dos matriculas. As vagas restantes, 30%, estão sendo ocupadas pelos demais usuários da assistência social, pessoas com deficiência, beneficiários e familiares de pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e jovens egressos do serviço de acolhimento e sistema socioeducativo, mulheres vítimas de violência, entre outros.
Estratégia
Para atingir estes índices, a equipe do ACESSUAS /Trabalho (Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho) da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou encaminhamentos, matrículas, acompanhamento da trajetória, visitas domiciliares, mobilizações, formaturas e demais ações intersetoriais, que fazem com que o programa atinja seus objetivos para uma Corumbá sem miséria.
Os alunos qualificados e suas famílias recebem acompanhamento individualizado e continuado da equipe do ACESSUAS/Trabalho que monitora, mobiliza e incentiva as pessoas para inscrevê-los nos cursos do PRONATEC nas zonas rural e urbana.
Outro destaque, conforme lembra o subsecretário de Assistência Social e Cidadania, está sendo a divulgação das vagas disponibilizadas no mercado local pelo BOM Pantanal, organismo criado pelo prefeito Paulo Duarte, visando inserir os trabalhadores capacitados no mercado de trabalho. “Isto tem contribuído para melhoria na qualidade de vida, além de aumentar a autoestima, valorizar a educação, possibilitando maior perspectiva de crescimento profissional e pessoal das famílias em situação de rico e vulnerabilidade social”, observa Nilo.
Mais cursos
De acordo com a secretária Andréa Ulle, a previsão para este ano é ofertar 1.645 vagas. São 785 no SENAC, 60 no SENAR e 770 no SENAI.
No SENAI os cursos previstos são: Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, com inicio no dia 15 de abril, no período noturno no CRAS II, localizado na Nova Corumbá; Auxiliar Administrativo a partir do dia 09 de abril, no período matutino no Poliesportivo; Almoxarife, com início também no dia 09, no período vespertino no Poliesportivo, e Almoxarife de Obras, com inicio no dia 15 de abril, período noturno no CRAS II.
Já no SENAC, estão abertas as pré-matrículas para três novos cursos: Recepcionista em Meios de Hospedagem e Recepcionista em Serviços de Saúde, ambos previstos para iniciar no dia 06 de maio, e de Auxiliar de Recursos Humanos, com início programado para o dia 24 de junho, todos no período matutino.
Já pelo SENAR, todos na zona rural, estão abertas as inscrições para os cursos de Horticultor Orgânico, com duas turmas, uma no período vespertino e outra no matutino, com inicio previsto para o dia 22 de junho.
Os usuários da Assistência Social e beneficiários de Programas Sociais que desejam fazer a pré-inscrição, devem comparecer aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência, no período das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e confirmar participação nos cursos programados.